Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Ministério Público federal aposta sucesso da Pecúlio nas delações premiadas

Postado em 14/08/2017 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Ministério Público federal aposta sucesso da Pecúlio nas delações premiadas*





Rádio Globo Foz

Delação premiada. Não só a palavra da vez, mas do advento da Operação Lava Jato. Essa ferramenta é usada para se chegar ao desvio, mau uso de dinheiro público, fraudes e corrupção de todas as espécies e gêneros. Para entender, a força-tarefa trabalha intensamente com as delações para desmembrar aquilo que seria, segundo o Ministério Público Federal, como um dos esquemas de corrupção que pode ser assimilado a uma organização criminosa.

Desde o início das investigações, são pelo menos 150 réus que respondem a três ações penais. Uma delas já aguarda julgamento, e outras duas ainda estão em fase de instrução.

Ocorre que, mesmo depois de todo este período, ainda há centenas de páginas para serem analisadas e muita oitiva pela frente, e o esquema só foi desmantelado porque algumas pessoas se dispuseram a falar em troca de redução das punições. Para os procuradores, ficou claro que nenhuma das ações ilícitas apontadas pela investigação obedeceram um modelo novo de fraude, mas que as informações prestadas nas delações vieram complementar a investigação, sinalizando para possíveis crimes milionários com desvio de dinheiro público.

As oitivas

Após o processo das oitivas das testemunhas defesa, que se encerra nos próximos dias, esta ação deverá seguir para as alegações finais. O ex-prefeito, Reni Pereira, responde por dois processos e ambos estão em instrução e os procuradores acreditam que em ao menos uma delas haverá novidades até o fim do ano.

Vale lembrar que todos os bens do ex-prefeito estão bloqueados pela Justiça.

Para a defesa de Reni Pereira, ficará provado no decorrer do processo que o ex-prefeito é inocente e que quem deverá responder pelos atos são os servidores que efetivamente desviaram dinheiro público da Refeitura de Foz do Iguaçu.

Apesar de todos os escândalos, a população tem a sensação de que a política local, mesmo que forma pontual, está sendo passada a limpo.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

13 + sete =