Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

O Brasil e o feminicídio

Postado em 28/08/2017 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : O Brasil e o feminicídio*





SPB – UFSC

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, o número de assassinatos chega a 4,8 para cada 100 mil mulheres. Um Mapa da Violência de 2015 aponta que, entre 1980 e 2013, 106.093 pessoas morreram pela condição de ser mulher. Volto a escrever. Pela condição de ser mulher. O número aumenta quando se trata de mulheres negras. Apenas entre 2003 e 2013, houve um aumento de 54% no registro de mortes, passando de 1.864 para 2.875 nesse período. Muitas vezes, são os próprios familiares ou parceiros, ou ex-parceiros, os que cometem estes assassinatos.

O feminicídio passou a estar presente no Código Penal como circunstância qualificadora do crime de homicídio. A regra também incluiu os assassinatos motivados pela condição de gênero da vítima dos crimes hediondos, o que aumenta a pena de um terço até a metade da atribuída ao autor do crime. Considera-se que o crime deve envolver violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

A lei do feminicídio é uma conquista e um instrumento importante para dar visibilidade a esse fenômeno social, que é o assassinato de mulheres por circunstâncias de gênero. Antes disso, não havia nem mesmo a coleta de dados que apontassem o número de mortes nessa categoria.

A lei precisa ser entendida pela sociedade como um ponto de partida, e que sozinha, não será capaz de acabar com crimes de feminicídio.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dois × um =