Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Após sete anos Foz volta a registrar um caso de malária autóctone

Postado em 08/05/2018 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Após sete anos Foz volta a registrar um caso de malária autóctone*





Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu confirmou essa semana um caso de malária autóctone e na manhã de hoje (08) equipes da Vigilância Epidemiológica foram a campo para iniciar o processo de coleta de material para investigação. 

Esse é o primeiro registro desde 2011. De acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica, o paciente, um agricultor de 51 anos, sentiu os primeiros sintomas da doença, como febre, calafrios e dores no corpo no dia 5 de março.

Três dias depois ele procurou atendimento médico em um hospital particular, onde ficou internado por oito dias, passando inclusive pela UTI. O caso foi registrado e esteve sob investigação e só agora foi confirmado oficialmente.

A suspeita é que o morador tenha contraído a doença enquanto pescava na região do “Porto de Areia”, às margens do Rio Iguaçu. Um questionário foi aplicado com 90 moradores daquela região, e destes, 21 disseram ter apresentado algum sintoma da doença.

Após a confirmação da doença pelo Hospital, o paciente realizou o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que disponibiliza todos os medicamentos necessários.

Transmissão

Os sintomas da malária se assemelham ao da dengue: febre alta, calafrios, palidez, cansaço, falta de apetite e dores na cabeça e em outras regiões do corpo.

Apesar de ser um tratamento simples, feito com comprimidos, é preciso do diagnóstico correto. Não existe vacina contra malária, mas se o tratamento adequado não for feito, o caso pode avançar para óbito.

A prevenção consiste em evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calças e camisas de manga longa, principalmente no período de fim da tarde e início da noite, horários em que os mosquitos mais atacam.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

1 + 8 =