Ouça agora

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Movimento de visitantes cresce 10% em Foz do Iguaçu

Postado em 03/05/2019 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Movimento de visitantes cresce 10% em Foz do Iguaçu*





Foz do Iguaçu Destino do Mundo

Os números confirmam que Foz do Iguaçu é um dos principais destinos procurados por turistas no Brasil. No mês de abril, o Parque Nacional do Iguaçu (PNI), onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, registrou um aumento de 10% no movimento em comparação ao mesmo período do ano passado.

As Cataratas do Iguaçu, no lado brasileiro, receberam 145.193 visitantes em abril deste ano. Neste mês foi registrada a entrada de 14.358 turistas a mais. No mesmo período de 2018, 130.835 visitantes estiveram na unidade de conservação.

No quadrimestre, o atrativo contabilizou 676.386 visitantes, contra 659.037 pessoas no mesmo período do ano passado, o que representa um aumento de 2% no movimento. A maioria dos visitantes é de brasileiros. Ao todo, 348.697 vieram do Brasil.

“Tivemos um mês de abril muito bom, impulsionado pelo turismo de eventos e o feriado da Páscoa. Esperamos acelerar o ritmo de crescimento nos próximos meses para bater mais um recorde anual de visitação turística”, destaca o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

De acordo com os números divulgados pelo Parque Nacional, entre os 20 maiores emissores de visitantes, se destaca os Estados Unidos. O país teve um crescimento de 50% na visitação na Terra das Cataratas.

Nos quatro primeiros meses do ano, 17.174 visitantes dos Estados Unidos visitaram uma das Sete Maravilhas da Natureza, enquanto que no primeiro quadrimestre de 2018, 11.391 estiveram no local.

Depois de Estados Unidos, a Espanha foi o país que apresentou maior crescimento neste ano. O volume de espanhóis cresceu 36% no destino nos quatro primeiros meses do ano. Chile (34%), Itália (32%) e Peru (28%) vem em seguida, respectivamente.

Outro país que manteve-se em ascensão foi a China. O país asiático está entre os 10 maiores emissores de turistas para Foz do Iguaçu. O volume de visitantes chineses cresceu 15% neste ano.

“O câmbio favorável, próximo de R$ 4,00, favorece o turismo de estrangeiros no Brasil e Foz do Iguaçu é um dos destinos preferidos. Tendência é de crescimento, se o dólar se estabilizar nesse patamar. Dólar valorizado estimula o turismo de estrangeiros e também o de brasileiros que viajam mais pelo Brasil e menos para o exterior”, avalia Piolla.

Marco das Três Fronteiras

Outro atrativo que registrou um aumento expressivo de visitantes foi o Marco das Três Fronteiras. No mês de abril 29.225 pessoas passaram pelo local, enquanto que no mesmo mês do ano passado 24.053 estiveram no atrativo, um saldo positivo de 21%.

Entre janeiro e abril deste ano o Marco das Três Fronteiras recebeu 151.558 visitantes, um aumento de 17%% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Complexo Turístico Itaipu

Em abril, 45.091 pessoas visitaram os atrativos oferecidos pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI). O número representa um aumento de 9,69% em relação ao mesmo período de 2018, ocasião em que passaram pela usina 41.107 pessoas. Os dados também tornam este mês o melhor da série histórica iniciada em 2007, quando o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) passou a ser responsável pela gestão do complexo.

O destaque do mês ficou por conta do fluxo registrado nos passeios Itaipu Especial e Itaipu Iluminada, que apresentaram crescimento superior a 20% em comparação ao ano passado. A tradicional Visita Panorâmica foi a mais popular, frequentada por 27.345 visitantes, 7% a mais que abril de 2018.

No quadrimestre, as 11 atrações do CTI também bateram recorde. Entre janeiro e abril, foram 226.727 visitantes, um aumento de 8,67% em relação ao mesmo período do ano passado. Na soma dos quatro meses destacou-se o Ecomuseu, que recebeu 33.357 pessoas, público 52,4% superior ao do mesmo mês em 2018.

Neste ano, os números totais tiveram o reforço de atrativos lançados nos últimos meses: a Exposição Itaipu Natureza, montada no Cataratas JL Shopping; o Itaipu Kids, passeio voltado para crianças de 6 a 13 anos de idade; e o Itaipu Tecnologia, que tem uma vertente mais científica.

Os dados levantados levam em consideração o fluxo de visitantes no período de 1º de janeiro a 30 de abril nos seguintes atrativos: Visita Panorâmica, Circuito Especial, Ecomuseu, Refúgio Biológico, Iluminação, Polo Astronômico, Visita VIP (com veículo elétrico), Kattamaram, Itaipu Kids, Itaipu Natureza e Itaipu Tecnologia. Não são considerados os dados das visitas institucionais ou do lado paraguaio da usina.

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

oito − quatro =