Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Foz do Iguaçu confirma primeiro caso do coronavírus

Postado em 18/03/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Foz do Iguaçu confirma primeiro caso do coronavírus*



Reprodução / Prefeitura de Foz do Iguaçu

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu confirmou, na tarde desta quarta-feira (18), o registro do primeiro caso positivo de contaminação pelo novo coronavírus entre os moradores da cidade.

A paciente é uma mulher de 33 anos e que esteve, recentemente, na Europa. Ela retornou ao país no último dia 08, já com os sintomas, e entrou em contato com o Plantão Coronavírus (45 9.9992.0550) no dia 12.

Cobertura Especial: clique aqui para conferir tudo o que já foi publicado sobre o novo coronavírus na fronteira.

Como não apresentava sintomas graves, ela foi mantida preventivamente em isolamento domiciliar até que os resultados dos exames saíssem e não esteve, portanto, em nenhum hospital da cidade.

Em paralelo, o número de casos suspeitos no município subiu de seis para 25 [ATUALIZAÇÃO – 17h38 – 29 casos suspeitos], à espera de confirmação dos exames. Ainda nesta quarta, a diretora de Vigilância em Saúde, Carmensita Gaevski, e o gerente de serviços técnicos da Vigilância, Roberto Doldan, darão entrevista para trazer outros esclarecimentos.

No final do dia, o prefeito Chico Brasileiro utilizará as redes sociais para se pronunciar a respeito de novas medidas de enfrentamento ao coronavírus, com transmissão ao vivo na página da Prefeitura de Foz do Iguaçu no Facebook.

Confira, abaixo, a nota oficial emitida pela Prefeitura de Foz do Iguaçu:

A Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu confirmou na data de hoje (18) o primeiro caso positivo do novo Coronavírus – Covid-19. Trata-se de uma mulher de 33 anos que retornou de viagem da Europa no dia 08/03 já apresentando febre e outros sintomas respiratórios leves que iniciaram no dia 03/03 enquanto ainda estava em viagem.

Em virtude do seu quadro clinico e por ter vindo de área de risco, no dia 12/03 procurou informações junto à equipe da Vigilância Epidemiológica, por meio do Plantão Coronavírus, e foi conduzida como caso suspeito, notificada e realizada a coleta de exame para diagnóstico da doença.

A paciente foi orientada quanto aos cuidados de prevenção e isolamento domiciliar por 14 dias. A paciente apresentou sintomas leves, permanece em casa e esta sendo monitorada diariamente pela equipe da Vigilância Epidemiológica, assim como seus familiares.

Devido ao tempo decorrido do início dos primeiros sintomas a paciente não apresenta mais risco de transmissão da doença.

O município tem atualmente 25 casos suspeitos da doença.

Nenhum caso de coronavírus foi confirmado no Hospital Municipal.

Nota do Hospital Municipal sobre áudios e vídeos “fakes”:

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), por meio da Assessoria de Comunicação, mediante ao vídeo que irresponsavelmente, tem sido veiculado por meio de grupos de whatsapp esclarece que:

– a profissional em questão é instrumentadora terceirizada de um profissional do Corpo Clínico, portanto, não é colaboradora do Hospital Municipal Padre Germano Lauck

– a direção irá tomar todas as medidas cabíveis quanto a veiculação desse vídeo nos mais diversos grupos e imprensa.

– um outro áudio, de um profissional da saúde , também está sendo circulado, afirmando a existência de paciente confirmado com coronavírus .

Notícias falsas compartilhadas pelas redes sociais ou grupos de whatsapp podem prejudicar a batalha contra o novo coronavírus.

Cabe a cada um de nós e especialmente dos profissionais da Saúde , exercer a própria responsabilidade de não propagar noticia sem fonte oficial e, no caso dos boatos, de não piorar ainda mais uma situação que por si só já é crítica, o que nesse caso não aconteceu .

Reforço mais uma vez, a transparência dessa gestão, a qual não se exime de todos os esclarecimentos e informações e que não existe caso confirmado no Hospital Municipal.

Conto com a colaboração de cada um de vocês.

Respeitosamente,

Lúcia Tavanti

Assessoria de Comunicação/HMPGL

Link da notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

treze + quinze =