Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Foz do Iguaçu confirma primeira morte por coronavírus

Postado em 26/04/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Foz do Iguaçu confirma primeira morte por coronavírus*



Prefeitura Municipal (Arquivo)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu confirmou, na manhã deste domingo (26), o primeiro óbito provocado pela covid-19 (doença transmitida pelo novo coronavírus) no município. O paciente, um homem de 55 anos, estava internado no Hospital Municipal Padre Germano Lauck desde a última terça-feira (21). Devido ao agravamento da doença, ele faleceu no início da madrugada deste domingo.

Conforme as informações difundidas, ele fazia, há oito anos, tratamento regular para hipertensão arterial sistêmica após um cateterismo. O paciente deu entrada no Hospital Municipal via Samu, vindo de um hospital privado, já em estado grave. Os sintomas inicialmente apresentados eram de falta de ar, tosse seca, febre e dor ao inspirar. Tais sintomas tinham se iniciado 10 dias antes do internamento.

O homem, que não tinha histórico de viagem recente ou contato com outros pacientes confirmados com o vírus, permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e fez uso de ventilação mecânica durante o período em que permaneceu no Hospital Municipal. Seu caso está sendo classificado como de transmissão comunitária, quando a contaminação acontece dentro da própria cidade.

O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu informa que seguiu todo o protocolo de manejo do corpo, conforme determina o Ministério da Saúde.

Os velórios e funerais de pacientes confirmados/suspeitos da covid-19 não são recomendados devido à aglomeração de pessoas em ambientes fechados. Nesse caso, o risco de transmissão também está associado ao contato entre familiares e amigos.

Conforme informações preliminares, de seis pessoas que tiveram contato próximo com o paciente, quatro deram positivo no exame inicial para o coronavírus (a contraprova ainda não ficou pronta). Destas, três estão internadas, uma delas, em estado grave.

NOTA DA REDAÇÃO: em respeito à privacidade da família, não divulgaremos informações como nome ou bairro de residência. Tais dados só serão tornados oficialmente públicos se os familiares assim o desejarem, como alerta à população para que adote os cuidados contra a doença.

Nota de Itaipu Binacional

A diretoria brasileira de Itaipu Binacional confirmou, no início da tarde, que a vítima trabalhava em uma empresa terceirizada que presta serviços à binacional. Uma nota de pesar, que pode ser lida abaixo, foi emitida via Comunicação Social. O transporte dos trabalhadores que precisam estar na usina foi suspenso.

A Itaipu se solidariza com a família nesse momento de pesar e lamenta consternada a morte do motorista de uma empresa terceirizada que presta serviço à usina. De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, ele foi a primeira vítima fatal da covid-19 em Foz do Iguaçu. O paciente estava internado no Hospital Municipal Padre Germano Lauck desde o dia 21 de abril. Com quadro de hipertensão arterial sistêmica, ele veio a óbito à 01h53 deste domingo 26. Que a família aceite o consolo dos desígnios de Deus que, por certo, o receberá em sua glória.

Boletim Epidemiológico

A Vigilância Epidemiológica confirmou no sábado (25) mais dois casos positivos de covid-19, totalizando, agora, 42 ocorrências em Foz do Iguaçu. Deste total, 31 pacientes já estão recuperados, enquanto que sete permanecem em isolamento domiciliar e quatro estão internados. O óbito registrado neste domingo deve ser computado, apenas, no próximo boletim.

Os dois novos casos confirmados ontem são de homens da mesma família, com 53 e 28 anos de idade. Na última segunda-feira (20), eles procuraram a Central de Triagem do Hospital Municipal.

O paciente de 53 apresentou sintomas graves, como febre, tosse e dificuldade para respirar, sendo, por isso, internado na UTI do hospital, onde ainda se encontra.

O jovem de 28 anos, por apresentar sintomas leves, foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar e segue sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica. Ambos casos foram classificados como de transmissão comunitária.

Jornalismo RCI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

14 − cinco =