Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Bairro Cidade Nova terá lockdown a partir de quinta-feira

Postado em 22/06/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Bairro Cidade Nova terá lockdown a partir de quinta-feira*


Ação foi anunciada na noite desta segunda-feira (22) pelo prefeito Chico Brasileiro.

Imagem: Reprodução / Facebook.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu comunicou, na noite desta segunda-feira (22), a definição de critérios para a adoção de microbloqueios regionais nos bairros com maior incidência do novo coronavírus no município.

Após as interdições iniciadas nos jardins Ipê II e Jasmim na data de hoje, a próxima região a passar por um “lockdown” deve ser a do Cidade Nova, a partir de quinta-feira (25), conforme anunciado pelo prefeito Chico Brasileiro durante transmissão ao vivo no Facebook da Prefeitura de Foz do Iguaçu (veja o vídeo na íntegra no rodapé da notícia).

Leia Também: Foz do Iguaçu confirma 39 novos casos de covid nesta segunda-feira.

Segundo o prefeito, nesta terça-feira (23), haverá reunião com lideranças do bairro para esclarecimento das ações previstas. Na quinta, às 7h, está previsto o início das restrições aos deslocamentos dos moradores.

Chico Brasileiro afirmou, também, que outras áreas da cidade, como o Profilurb II (Porto Meira), partes do Morumbi e do São João (Três Lagoas) terão, ainda nesta semana, limitações no horário de funcionamento do comércio, com fechamento a partir das 19h. Os detalhes serão anunciados ao longo da terça-feira.

Além disso, o horário geral para o expediente do comércio será reduzido em toda a cidade. Atualmente, o limite para serviços não-essenciais é 23h, com redução para 22h, possivelmente, a partir de quinta-feira.

Na quarta (24), por sua vez, a Prefeitura espera dar início à hospedagem de pacientes confirmados de covid em um hotel da área central da cidade. As vagas serão disponibilizadas para moradores em situação de vulnerabilidade e que não contam com condições para isolamento adequado em seus domicílios.

Imagem: Prefeitura de Foz do Iguaçu

Critérios para Bloqueio

De acordo com Roberto Doldan, gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, uma das ferramentas centrais para definir quais locais vão passar por medidas restritivas será o mapeamento dos casos ativos (pessoas com sintomas e em fase de transmissão da doença), tendo como base o “Mapa de Calor” atualizado diariamente.

Bairros que apareçam no mapa nas colorações amarela, laranja ou vermelha, que indicam incidência mais alta de pacientes com covid, receberão medidas que podem variar, conforme o quadro de cada região, de ações de orientação a implantação de toque de recolher e bloqueio da circulação dos moradores.

Segundo Doldan, as regiões com coloração amarela (incidência média) terão ações de orientação, fiscalização dos estabelecimentos comerciais e intensificação das visitas dos agentes comunitários de saúde.

Já nos bairros com coloração laranja (incidência média-alta), além das medidas anteriores, será adotado toque de recolher no período noturno.

Nas áreas com coloração vermelha (incidência alta), por sua vez, pode haver adoção de bloqueio total. Nesta segunda-feira, duas áreas do município aparecem em vermelho: Ipê II e Cidade Nova.

Jornalismo RCI

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

cinco × 2 =