Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Hospitais de Foz do Iguaçu celebram alta de pacientes recuperados da covid

Postado em 29/06/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Hospitais de Foz do Iguaçu celebram alta de pacientes recuperados da covid*


Foram três altas no Hospital Municipal e duas no Costa Cavalcanti, mantido por Itaipu.

Imagem: Assessoria Hospital Municipal.

Três altas de pacientes recuperados do novo coronavírus renovaram a esperança das equipes do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), de Foz do Iguaçu, durante o fim de semana.

Leia Também: Foz do Iguaçu confirma 10ª morte provocada pelo novo coronavírus.

Uma paciente de 68 anos, moradora de Foz, teve a alta médica na última sexta-feira (26). Já no domingo (28), uma criança indígena de nove anos, moradora de São Miguel do Iguaçu, e um homem de 40 anos, também de São Miguel, receberam as altas e deixaram a unidade hospitalar sob aplausos.

A criança indígena foi levada ao hospital municipal pelo Samu no dia 24 de junho, com a suspeita de abscesso periamigdaliano, uma infecção aguda da faringe. Com casos da doença já confirmados na aldeia onde o menino vive, ele foi submetido ao teste que comprovou a presença da Covid-19.

A criança conta que chorou quando soube do resultado do exame, mas que o acolhimento e o tratamento da equipe do hospital ajudaram a proporcionar uma rápida recuperação.

“O pessoal do hospital me tratou bem e fiz amigos aqui”, disse o menino, que chegou a convidar os profissionais da saúde para visitá-lo na aldeia. Após quatro dias de internamento, ele recebeu alta e já retornou para casa, acompanhado da mãe e outros familiares neste domingo.

Já o homem de 40 anos, morador de São Miguel do Iguaçu, também recebeu alta no domingo. Ele foi levado pelo Samu até o hospital, no dia 21, após a piora nos sintomas.

“O tratamento no Hospital foi ótimo, eu estava mal mesmo, com dor de cabeça, dor nas costas, tava tossindo demais e com falta de ar. Agora, graças a Deus, já estou melhor”, relatou.

A moradora de Foz do Iguaçu, uma mulher de 68 anos, ficou internada no Hospital Municipal durante uma semana, quando recebeu a notícia da alta médica, na sexta-feira (26).

Inicialmente, ela foi atendida e medicada em uma Unidade de Pronto Atendimento do município, mas com a persistência dos sintomas, foi internada no Hospital Municipal no dia 19. Ela relatou que não teve contato com casos confirmados ou suspeitos da doença, tendo seu caso classificado como de transmissão comunitária.

Os três pacientes não fizeram uso de ventilação mecânica e permaneceram internados na enfermaria da Ala Covid (adulta e pediátrica).

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck já contabiliza 48 altas de pacientes recuperados da covid-19, desde o início da pandemia.

Costa Cavalcanti

Imagem: Débora Black / HMCC.

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela usina de Itaipu, celebrou mais duas altas de pacientes internados em decorrência da covid-19. Eles foram liberados por volta das 10h desta segunda-feira (29).

Os dois pacientes – uma mulher e um homem – têm 23 e 58 anos, respectivamente. Com as duas altas desta segunda, o número de pacientes tratados pelo hospital por covid-19 e já liberados chegou a dez.

Antônio Carlos de Oliveira, de 58 anos, estava internado no hospital há 11 dias, desde 18 de junho. Ele foi diagnosticado com insuficiência respiratória aguda grave, consequência da covid-19.

Portador de diabetes, hipertensão arterial e positivo também para dengue, ele acabou sendo submetido a uma nova terapia de combate à doença, feita por meio de ventilação mecânica não-invasiva (VNI). Trata-se de um suporte que não requer a intubação para utilizar o ventilador respiratório.

Segundo o hospital, a técnica foi importante devido às comorbidades apresentadas pelo paciente e o estágio do comprometimento pulmonar no momento da internação. “Esta terapia oferece maior conforto e possibilita uma alta hospitalar mais rápida”, explicou o diretor técnico do HMCC, Rodrigo Romanini.

“Consideramos essa alta como recordista de tempo, justamente pelas comorbidades. Este paciente chegou em estado grave, transferido de outro hospital do município, e obtivemos sucesso com a aplicação do Protocolo do Núcleo de Inteligência de Combate ao Covid-19 do HMCC”, concluiu o médico.

Imagem: Débora Black / HMCC.

Internada há sete dias, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a outra paciente liberada preferiu não ser identificada. Mas ambos deixaram o centro hospitalar sob aplausos das equipes e de seus familiares.

“Muito obrigado pelo atendimento prestado e a todo carinho que a equipe de profissionais disponibilizou para mim”, disse Antônio. Emocionado, ele foi recebido com carinho pela família cheia de saudades.

Atualmente, o HMCC tem sete pacientes internados na Unidade de Tratamento de Covid-19. Seis estão em leitos de UTI e outro na unidade semi-intensiva.

RCI, com assessorias HMPGL e HMCC.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dezoito + doze =