Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Hospital Costa Cavalcanti anuncia novos leitos de UTI Covid em Foz do Iguaçu

Postado em 30/06/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Hospital Costa Cavalcanti anuncia novos leitos de UTI Covid em Foz do Iguaçu*


Hospital mantido por Itaipu, que hoje tem 10, vai passar a contar com 15 leitos de UTI na Ala Covid.

Imagem: Rubens Fraulini (Itaipu Binacional).

Até o final do mês de julho, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela Itaipu Binacional, aumentará de 10 para 15 o número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva para atender pacientes graves da covid-19.

Leia Também: Confira o que diz o decreto que determina o fechamento do comércio em Foz do Iguaçu e municípios da região a partir de amanhã (01/07).

Esses leitos se somarão aos 25 atuais do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, de Foz do Iguaçu, que está abrindo outros cinco. Juntas, as duas unidades hospitalares passarão a oferecer, nos próximos dias, 45 leitos de UTI para pacientes com o novo coronavírus.

Em relação a leitos de semi-intensivos, o HMCC mantém 12, enquanto que o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu tem outros 12 de transição e 40 de enfermaria, num total de 77.

Oscinco novos leitos do HMCC, hoje na ala de semi-intensivo, já estão sendo preparados com ventiladores mecânicos e monitores cardíacos. “A próxima etapa é a contratação de profissionais e o treinamento deles”, explicou o diretor superintendente do HMCC, Fernando Cossa.

Leia Também: Boletim desta terça aponta 81 novos casos e mais uma morte por covid em Foz do Iguaçu.

Segundo o coordenador do Grupo de Trabalho Estratégico da Covid-19 da Itaipu, coronel Aureo Ferreira, “o aumento de ofertas de leitos de UTI para pacientes da covid-19 no HMCC é um esforço da Itaipu para ajudar a região como um todo a ter condições de atender pacientes em situação vulnerável”. Segundo ele, o foco é dar prioridade aos casos mais urgentes e evitar um sobrecarga nas unidades hospitalares públicas. “Essa é uma diretriz da atual diretoria de Itaipu alinhada ao trabalho que vem sendo feito pelo governo federal no combate à pandemia”.

Mil pessoas já buscaram atendimento no Costa

Desde o início da pandemia, mais de mil pessoas com síndrome respiratória buscaram atendimento no Costa Cavalcanti. Desses, 84 deram resultado positivo para o novo coronavírus.

Dos 21 pacientes internados, 14 deles são de Foz do Iguaçu e sete de outras cidades do Paraná (Santa Terezinha, Medianeira, Santa Helena, Toledo e Cascavel). Doze foram atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Esses leitos não estão cadastrados no sistema, portanto, não há custo nem para o Estado, nem para o município. As despesas são arcadas pela Itaipu, que investiu R$ 23 milhões no enfrentamento à doença. Parte desse recurso da reestruturação do Costa foi para receber pacientes com o novo coronavírus.

Reestruturação

Há três meses, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti passou por uma grande reestruturação para atendimento de pacientes com a doença.

O hospital passou a contar com pronto atendimento para queixas respiratórias e com um bloco exclusivo para internações de pacientes com a covid-19, seguindo rigorosamente as indicações técnicas dos melhores centros de referência.

Além disso, o HMCC, por meio de uma parceria com a usina de Itaipu, repassou para o município equipamentos de proteção individual, máscaras cirúrgicas, luvas e monitores, entre outros itens.

A diretoria do HMCC também fez um convênio com um hotel para hospedagem de profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia.

Todos os serviços foram reestruturados para estabelecer fluxos seguros nos atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios, suspeitos ou confirmados com o novo coronavírus.

Em todos os casos atendidos, o HMCC adotou procedimentos clínicos modernos e atualizados, sempre em linha com Centers for Disease Control and Prevention (CDC-EUA), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), foram usados na recuperação dos dez pacientes que receberam alta da instituição.

Centro de Medicina Tropical

O Centro de Medicina Tropical do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela Itaipu, já fez mais de cinco mil exames de covid-19 desde quando foi habilitado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) a fazer os testes, no dia 27 de abril.

Desses, 2.215 exames somente para os municípios da 9ª Regional de Saúde, que contempla aproximadamente 400 mil pessoas.

Providencial para a obtenção de diagnóstico rápido e confiável, os testes do HMCC também ajudam a traçar um panorama epidemiológico real em Foz do Iguaçu e região, de onde vieram as amostras.

Os testes de PCR para identificação em tempo real da presença do coronavírus são feitos em pacientes internados no HMCC e também nas pessoas que tiveram as coletas feitas pelas secretarias de saúde dos municípios da 9ª Regional de Saúde.

RCI, com assessorias HMCC e Itaipu.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

seis − três =