Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

CCZ identifica morcegos contaminados pela raiva em Foz do Iguaçu

Postado em 30/07/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : CCZ identifica morcegos contaminados pela raiva em Foz do Iguaçu*


Moradores não devem tocar em animais caídos ou mortos, fazendo o isolamento até a chegada das equipes de controle de zoonoses.

Imagem: Agência Estadual de Notícias.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) identificou, na última semana, mais um caso de raiva em morcegos em Foz do Iguaçu. Desde janeiro deste ano, já são seis casos positivados. Em 2019, foram 19 morcegos com raiva. Entre animais domésticos, nenhuma contaminação é registrada na cidade desde 2005.

Leia Também: Brasil prorroga fechamento das fronteiras terrestres e aquáticas por mais 30 dias.

“Morcegos são animais importantíssimos na saúde do ecossistema, por isso, são protegidos por lei. São vítimas da raiva como qualquer outro mamífero e morrem quando contraem a doença”, explicou Igor da Silva Batista, agente de endemias do CCZ.

O órgão alerta para, mesmo no período de pandemia, manter a vacinação de cães e gatos em dia, já que são eles os principais atingidos pelo vírus, no contato com os morcegos.

“Como estávamos há mais de dez anos sem o registro da doença, houve a suspensão do repasse das vacinas para o município e isso é uma determinação para todo estado”, explicou Batista. “Por isso, uma vez por ano é importante que os donos de cães e gatos façam a essa vacinação em clínicas veterinárias”.

Cuidados

A orientação à comunidade é de precaução ao encontrar um morcego no chão ou mesmo dentro de casa, evitando contato direto (humanos e animais domésticos) para evitar possível contaminação.

“O melhor a fazer é colocar um balde virado em cima do morcego e informar imediatamente o CCZ”, orientou o agente. O contato pode ser feito pelo número 3524-8848 ou pelo Whatsapp 45 99997-4448.

Se o contato com o morcego aconteceu nos últimos seis meses, a indicação é buscar a UPA João Samek, no Jardim das Palmeiras, para coleta de sangue e exames. “A raiva é uma doença com letalidade de 100%”, alertou.

O CCZ informa que os morcegos em hábitos normais (voando à noite ou dormindo com sua colônia em árvores ou edificações durante o dia) não oferecem risco, com os comportamentos anormais devendo servir como sinal de alerta. O morcego está presente em toda a cidade, devido à boa arborização da região.

RCI, com Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

4 × 3 =