Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Em nota, Acifi questiona novo fechamento do comércio de Foz do Iguaçu

Postado em 01/07/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Em nota, Acifi questiona novo fechamento do comércio de Foz do Iguaçu*


Entidade empresarial se diz surpresa com o decreto que determina a suspensão dos serviços não essenciais por período de 14 dias.

Imagem: Roger Meireles / Acifi.

A Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) emitiu, nesta quarta-feira (01), posicionamento contrário às medidas que determinam, por período de 14 dias, o fechamento dos setores não essenciais da economia local, como estratégia para reduzir a circulação de pessoas e combater a circulação do novo coronavírus.

Leia Também: Fechamento do comércio – confira o que está permitido e o que está proibido em Foz do Iguaçu pelos próximos 14 dias.

A Terra das Cataratas é uma das 134 cidades paranaenses incluídas no Decreto nº 4.942, do Governo do Estado, referendado pelo Decreto Municipal nº 28.264, ambos, publicados nesta terça-feira (30). A entidade pede que as decisões sejam revistas, no intuito de não aprofundar a crise na economia local.

Leia, abaixo, a íntegra do comunicado da Acifi:

A ACIFI recebeu com surpresa o anúncio da Prefeitura de Foz do Iguaçu de ratificar as medidas do Governo do Paraná e determinar a suspensão do funcionamento dos serviços “não essenciais” por 14 dias. A entidade é contrária a mais uma severa quarentena geral na cidade que agravará ainda mais a crise econômica iguaçuense, comprovadamente o município mais afetado do Paraná.

A decisão do prefeito Chico Brasileiro de permitir somente o funcionamento das atividades econômicas consideradas “essenciais”, a partir desta quarta-feira, 1º, certamente aprofundará o caos social no município. Com o fechamento das atividades, em especial do comércio, pelos próximos 14 dias, registraremos mais demissões e empresas fechadas.

A ACIFI sustenta que, seguindo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), os municípios e estados brasileiros têm autonomia para definir formas de enfrentamento à covid-19. Logo, a entidade defenderá a revisão do decreto municipal, sem desrespeitar o Decreto 4.942, de 30 de junho, do Governo do Estado, bem como solicitará uma revisão direta ao Governo do Estado, considerando a realidade local epidemiológica e a infraestrutura hospitalar e econômica.

Ressaltamos que, desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu tem defendido junto ao poder público e iniciativa privada medidas para garantir o necessário equilíbrio nas ações para proteção à vida dos iguaçuenses, sustentabilidade financeira das empresas e manutenção de empregos de milhares de trabalhadores.

ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu)
Foz do Iguaçu, 1º de julho de 2020

Jornalismo RCI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

4 × 3 =