Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Operação da PF cumpre mandados em Foz do Iguaçu e Santa Terezinha

Postado em 29/07/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Operação da PF cumpre mandados em Foz do Iguaçu e Santa Terezinha*


Objetivo é desarticular um grupo que opera o tráfico internacional de armas na fronteira.

Imagem: Polícia Federal (Arquivo).

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (29), a Operação Mercado das Armas, que tem como alvo suspeitos de integrarem um grupo especializado na prática do crime de tráfico internacional de armas de fogo e acessórios.

Leia Também: Jabutis são furtados do Zoológico Bosque Guarani em Foz do Iguaçu.

No total, cerca de 130 policiais federais estão cumprindo 25 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva no Paraná, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

De acordo com a PF, as medidas judiciais são decorrentes de representação policial perante a 13ª Vara Federal de Curitiba. No Paraná, os agentes estão cumprindo dois mandados de busca e apreensão em São José dos Pinhais, um em Foz do Iguaçu, um em Santa Terezinha de Itaipu e dois em Guaratuba.

Durante as investigações, a corporação identificou a atuação de suspeitos nos estados do Paraná, Minas Gerais e São Paulo, em associação na importação, transporte e remessa de armas de fogo e acessórios, que teriam como destino estados brasileiros.

Foram feitas apreensões de armas de fogo e acessórios, escondidos dentro de equipamentos como rádios, climatizadores e panelas elétricas, que eram remetidos e transportados pelos Correios e por transportadoras privadas.

Tais objetos eram importados do Paraguai pelos investigados, e contavam com o auxílio de atravessadores paraguaios para trazê-los ao Brasil.

Um dos acessórios importados do Paraguai e comercializado pelos investigados é o denominado “Kit Roni”, que, em um de seus modelos para uso exclusivo com pistolas de airsoft, era transformado para uso com armas de fogo e munições reais, tornando o equipamento uma espécie de submetralhadora, com carregadores estendidos e seletores de rajadas.

A importação desse acessório era realizada de forma ilegal, sem os certificados necessários e vendidos por plataformas virtuais sem o fornecimento de notas fiscais.

Os investigados serão indiciados pelos crimes de tráfico internacional de armas de fogo e acessórios, associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. Se condenados, poderão ter penas de até 12 anos de prisão.

Mandados de busca e apreensão:
• Ceará (2 Fortaleza);
• Espírito Santo (2 Cariacica);
• Minas Gerais (4 Belo Horizonte);
• Paraná (2 São José dos Pinhais, 1 Foz do Iguaçu, 1 Santa Terezinha de Itaipu, 2 Guaratuba);
• Rio de Janeiro (3 Rio de Janeiro);
• Rio Grande do Sul (1 Caxias do Sul);
• São Paulo (2 Araraquara, 1 Cabreúva, 1 Campinas, 2 Várzea Paulista) e
• Sergipe (1 Aracaju).

Mandado de prisão preventiva:
• Minas Gerais (1 Brumadinho).

RCI, com assessoria Polícia Federal.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

19 − onze =