public Notícia
Home/ Notícia

Região de Ciudad del Este volta à Fase 1 da quarentena no Paraguai

Departamento do Alto Paraná estava na Fase 3, de um total de quatro etapas já aplicadas em território paraguaio.

Imagem: IP Paraguay.

Para quem esperava anúncio de flexibilização das atividades comerciais e de serviços ou algum tipo de reabertura da fronteira, um balde de água fria.

URGENTE – 20h54: Polícia reprime protesto na aduana paraguaia da Ponte da Amizade.

Leia Também: Bombeiros e Exército fazem desinfecção na Ponte da Amizade.

Nesta quarta-feira (29), o Governo do Paraguai anunciou o retorno do departamento do Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, à “Fase 1” do plano de Quarentena Inteligente, que prevê interrupção de diversos setores da economia e restrições severas à mobilidade da população.

A decisão tem vigência de duas semanas (prorrogáveis por outras duas) e tem como base o fato de que o Alto Paraná concentra 40% de todos os casos de covid-19 no Paraguai, 33% de todos os pacientes internados e um terço das mortes atribuídas ao novo coronavírus no país, além de altos índices de ocupação na rede hospitalar.

Leia Também: Boletim desta quarta confirma 76 casos e uma morte por covid em Foz do Iguaçu.

De acordo com o anúncio feito pelo Governo Nacional, algumas exceções serão permitidas, como o funcionamento de toda a cadeia logística de alimentação, farmácia, importação e transporte de combustíveis e o fluxo de mercadorias pela fronteira, no tocante à entrada e à saída de caminhões.

Estarão permitidas pelas próximas duas semanas, obras civis, fábricas que estejam operando com rodízios de turnos, atividades financeiras e de seguros, serviços de coleta de lixo, repartições públicas (com adoção de escala mínima), veículos de comunicação e atividades rurais e de extração. As atividades comerciais não-essenciais poderão operar apenas com sistema de entrega, sem atendimento presencial ao público.

Leia Também: Confira a situação de cada bairro de Foz do Iguaçu no “Mapa de Calor” desta quarta-feira (29).

Um plano para adotar ações de resgate da economia de Ciudad del Este e áreas vizinhas foi enviado pelo Governo ao Congresso para apreciação dos deputados e senadores. Outra determinação da Presidência da República é que a diretoria paraguaia de Itaipu Binacional auxilie nas ações de assistência à população afetada pelas medidas.

A fiscalização do cumprimento estará a cargo da Polícia Nacional, Forças Armadas e Ministério Público, com possibilidade de aplicação de multas e prisão para quem descumprir as regras em vigor. Não há, de momento, qualquer previsão de data para a reabertura da fronteira com o Brasil.

Jornalismo RCI.


  • message
    Postado por
    Rádio RCI Iguassu AM 1320 - Notícias
  • today
    Data
    29 de julho de 2020
  • folder
    Categoria
    Notícias de Foz
  • code
    Feito por
    Sistema Plug

more Leia também


Ouça ao Vivo

calendar_today Últimas Notícias

Mande sua mensagem


share Publicidade


cloud Previsão do Tempo


thumb_up_alt Social Aplicativo

Logo

Rádio RCI Iguassu AM 1320 - Notícias

Av. Paraná, 201

Boicy, Foz do Iguaçu - PR
85.852-000
Telefone: (45) 3523-2211
Copyright © 2020 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2020 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S