Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Região de Ciudad del Este volta à Fase 1 da quarentena no Paraguai

Postado em 29/07/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Região de Ciudad del Este volta à Fase 1 da quarentena no Paraguai*


Departamento do Alto Paraná estava na Fase 3, de um total de quatro etapas já aplicadas em território paraguaio.

Imagem: IP Paraguay.

Para quem esperava anúncio de flexibilização das atividades comerciais e de serviços ou algum tipo de reabertura da fronteira, um balde de água fria.

URGENTE – 20h54: Polícia reprime protesto na aduana paraguaia da Ponte da Amizade.

Leia Também: Bombeiros e Exército fazem desinfecção na Ponte da Amizade.

Nesta quarta-feira (29), o Governo do Paraguai anunciou o retorno do departamento do Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, à “Fase 1” do plano de Quarentena Inteligente, que prevê interrupção de diversos setores da economia e restrições severas à mobilidade da população.

A decisão tem vigência de duas semanas (prorrogáveis por outras duas) e tem como base o fato de que o Alto Paraná concentra 40% de todos os casos de covid-19 no Paraguai, 33% de todos os pacientes internados e um terço das mortes atribuídas ao novo coronavírus no país, além de altos índices de ocupação na rede hospitalar.

Leia Também: Boletim desta quarta confirma 76 casos e uma morte por covid em Foz do Iguaçu.

De acordo com o anúncio feito pelo Governo Nacional, algumas exceções serão permitidas, como o funcionamento de toda a cadeia logística de alimentação, farmácia, importação e transporte de combustíveis e o fluxo de mercadorias pela fronteira, no tocante à entrada e à saída de caminhões.

Estarão permitidas pelas próximas duas semanas, obras civis, fábricas que estejam operando com rodízios de turnos, atividades financeiras e de seguros, serviços de coleta de lixo, repartições públicas (com adoção de escala mínima), veículos de comunicação e atividades rurais e de extração. As atividades comerciais não-essenciais poderão operar apenas com sistema de entrega, sem atendimento presencial ao público.

Leia Também: Confira a situação de cada bairro de Foz do Iguaçu no “Mapa de Calor” desta quarta-feira (29).

Um plano para adotar ações de resgate da economia de Ciudad del Este e áreas vizinhas foi enviado pelo Governo ao Congresso para apreciação dos deputados e senadores. Outra determinação da Presidência da República é que a diretoria paraguaia de Itaipu Binacional auxilie nas ações de assistência à população afetada pelas medidas.

A fiscalização do cumprimento estará a cargo da Polícia Nacional, Forças Armadas e Ministério Público, com possibilidade de aplicação de multas e prisão para quem descumprir as regras em vigor. Não há, de momento, qualquer previsão de data para a reabertura da fronteira com o Brasil.

Jornalismo RCI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dezenove − nove =