Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Universidade cria túnel de desinfecção para uso na fronteira

Postado em 25/07/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Universidade cria túnel de desinfecção para uso na fronteira*


Projeto foi desenvolvido para uso na Ponte da Amizade, Ponte Tancredo Neves, empresas, escolas e locais de grande circulação de pessoas.

Imagem: Divulgação / UTFPR.

Pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com o apoio de instituições como a Federação da Indústria do Estado do Paraná (Fiep), desenvolveram um modelo de túnel ou cabine de desinfecção para uso nas fronteiras e em locais de grande circulação de pessoas.

Leia Também: Unila lança painel online para monitoramento dos casos de covid em Foz do Iguaçu.

O protótipo foi apresentado nesta sexta-feira (24), em Curitiba, e ainda precisa de validação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A técnica utilizada para a eliminação de vírus e outros agentes é a aplicação de ozônio úmido, em quantidade que não provoca efeitos nocivos ao ser humano.

Imagem: Divulgação / UTFPR.

O custo de cada túnel vai variar conforme a escala de produção e as características de cada equipamento, que pode ter suas dimensões personalizadas de acordo com a necessidade de cada espaço. O investimento até o momento, na pesquisa e no desenvolvimento do projeto, é de cerca de R$ 250 mil.

De acordo com a UTFPR, o Ministério da Defesa já demonstrou interesse em utilizar o modelo de túnel na Ponte da Amizade (Brasil / Paraguai) e na Ponte Tancredo Neves (Brasil / Argentina), no momento da reabertura das fronteiras, ainda sem data prevista.

Imagem: Divulgação / UTFPR.

Outra aplicação prática proposta é o uso em indústrias, frigoríficos, escolas, aeroportos e locais com grande circulação de pessoas, como terminais de ônibus e shoppings.

A tecnologia empregada na pesquisa é diferente das cabines de desinfecção atualmente em uso no Brasil e no exterior, uma vez que tem como base o ozônio úmido, ao invés de produtos químicos como água sanitária.

Jornalismo RCI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dezenove − onze =