Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Vereadores pedem protocolo de medicação precoce para pacientes com covid em Foz do Iguaçu

Postado em 07/07/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Vereadores pedem protocolo de medicação precoce para pacientes com covid em Foz do Iguaçu*


Requerimento, assinado por todos os parlamentares, foi aprovado nesta terça-feira durante sessão ordinária.

Imagem: Reprodução / Câmara Municipal.

Os vereadores de Foz do Iguaçu aprovaram, na sessão desta terça-feira (07), requerimento (244/2020) de autoria do vereador Luiz Queiroga (PTB), que solicita ao Prefeito informações sobre os protocolos para tratamento medicamentoso de pacientes com Covid-19 e profilaxia dos contactantes, aplicados no Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

Leia Também: Prefeito Chico Brasileiro é diagnosticado com covid-19.

A proposição, que tem assinatura de todos os vereadores, pede informações quanto aos protocolos para tratamento precoce com cloroquina e hidroxicloroquina de pacientes. (NOTA DA REDAÇÃO: a Organização Mundial da Saúde alerta para a falta de evidências conclusivas de que tais medicamentos sejam eficazes contra o novo coronavírus)

Conforme a justificativa do requerimento, “considerando a atual situação, onde o problema não é apenas de falta de leitos mas, sobretudo, de equipes especializadas para trabalhar nestes leitos, é imprescindível buscar soluções que possam evitar a progressão da doença, poupar os internamentos (que duram em média 15 dias na UTI), diminuir o risco de colapso no do sistema de saúde e principalmente, impedir a crescente perda de vidas em nosso município”.

Leia Também: Vice-prefeito Nilton Bobato é diagnosticado com covid-19.

O requerimento cita algumas cidades que comentaram ter tido experiências com a medicação, entre elas, Porto Feliz (SP) e Floriano (PI).

Além disso, a proposição expõe a divulgação do Ministério da Saúde, de maio de 2020, que abordou diretrizes para ampliar o acesso de pacientes com covid-19 nos primeiros dias de sintomas. A proposição foi aprovada e segue para resposta do Poder Executivo.

Servidores do Samu

Também com relação ao âmbito da saúde do município, um requerimento (242/2020), de autoria da vereadora Inês Weizemann (PL), solicita informações sobre os Servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), indicando como estão ocorrendo as escalas durante a pandemia, se existe algum Servidor afastado por suspeita ou confirmação de Covid-19 deste setor, bem como para que seja informado os motivos da não contemplação de insalubridade em grau máximo aos mesmos.

A justificativa foi o aumento de casos confirmados de covid-19 no município, bem como o consenso internacional de que o vírus é altamente contagioso. Isso requer um atendimento complexo e especializado, e estando estes servidores expostos aos pacientes suspeitos ou portadores do vírus, consequentemente a esses agentes biológicos, entende-se que se faz necessário o recebimento da devida insalubridade também aos profissionais do Samu.

Exames de colonoscopia

Um requerimento (235/2020) de autoria do vereador Marcio Rosa (PSD) cobrou informações sobre os exames de colonoscopia. As informações requeridas são número de pessoas na fila de espera, quantidade de exames contratados, convênios existentes e respectivos valores, quantidade de exames realizados diariamente e quantidade de exames realizados em 2020.

Gerador de energia elétrica

O requerimento 241/2020, de autoria do vereador Elizeu Liberato (PL), requer da Gerência Regional da Sanepar em Foz do Iguaçu informações sobre a existência de geradores de energia elétrica nas estações de bombeamento de água e as medidas implementadas para atendimento em caso de falta de água decorrente de mau tempo.

A cobrança do vereador acontece uma semana após o ciclone que afetou o Sul do Brasil e causou diversos estragos em Foz do Iguaçu, com queda de árvores, de postes, fiação, fazendo com que grande parte da população ficasse até o dia seguinte sem energia elétrica, uma vez que a cidade toda foi muito afetada.

RCI, com Câmara Municipal.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

5 × 3 =