Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Volta às aulas no Paraná deve ocorrer em setembro

Postado em 30/07/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Volta às aulas no Paraná deve ocorrer em setembro*


Data exata será definida em 15 dias e está condicionada à autorização da Secretaria de Estado da Saúde.

Imagem: Agência Estadual de Notícias.

Nesta quinta-feira (30), em reunião online, o Comitê de Volta às Aulas apresentou o protocolo de retorno das aulas presenciais no Paraná. A proposta trouxe detalhes sobre como vai funcionar o retorno das atividades presenciais quando for autorizado pelas autoridades da Secretaria da Saúde.

(NOTA DA REDAÇÃO: em entrevista à RPC TV, na noite desta quinta, o diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação, Gláucio Dias, disse que, dentro de 15 dias, será definido se o retorno ocorrerá no início ou no final de setembro)

Além das medidas de segurança sanitária e pedagógicas previstas, o protocolo ainda estabelece a participação dos pais em uma consulta sobre o modelo. O documento foi elaborado após 33 horas de reuniões com os integrantes do Comitê.

A reunião online contou com a participação de todos os integrantes do Comitê. O chefe da Casa Civil, Guto Silva, destacou a importância da finalização deste documento por parte do Comitê. Para Silva, esta é uma preocupação global e a participação do Paraná nesta discussão é essencial.

“A Unesco está preocupada com a volta às aulas. E esse comitê representativo trata justamente disso, desta preocupação global. O Governo do Estado tem também a preocupação com o alongamento da crise”, destacou Silva.

Gláucio Dias, diretor-geral da Secretaria da Educação, também reforçou a importância do Comitê para elaboração de um plano que atendesse as diferentes preocupações de cada segmento da Educação.

“Construímos o plano conversando com cada um dos atores envolvidos na Educação. Isso fez com que pudéssemos elaborar uma proposta completa, um plano robusto e seguro para as famílias paranaenses”, resumiu Dias.

Consulta aos Pais

O protocolo prevê uma consulta aos pais. A Secretaria da Educação fará consulta com os pais de estudantes da sua rede estadual e orientou as demais redes a fazerem o mesmo.

A consulta tem objetivo de entender em qual modelo os pais se sentem mais seguros em manter seus filhos, se presencial ou apenas remoto. A resposta vai permitir que a Secretaria e demais redes se organizem para cumprir o protocolo com estrutura e pessoal adequado.

Medidas Sanitárias

Entre as principais medidas sanitárias previstas pelo protocolo estão a compra de insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para todos. Só para a rede estadual serão adquiridos:

  • 5 milhões de máscaras de tecido
  • 200 mil litros álcool em gel por mês
  • 200 mil litros de álcool 70% por mês
  • 95 mil luvas
  • 10 mil termômetros
  • 15 mil toucas
  • 105 mil dispensers
  • 15 mil macacões
  • 15 mil botas

Além dos insumos, o protocolo também prevê um distanciamento de 1,5 metro em todos os espaços, incluindo na sala de aula. Será feita também a aferição de temperatura de todos que adentrarem a escola, tendo como limite 37º C.

Horários de Aula

Já os horários de entrada e saída, e intervalo/recreio devem ser redefinidos e intercalados, de modo a evitar a aglomeração de pessoas e a circulação simultânea de grande número de alunos, nas áreas comuns e nos arredores do estabelecimento.

Modelo Híbrido

O ensino híbrido será adotado. As aulas remotas permanecem diariamente e as aulas presenciais ocorrerão de forma escalonada. Para isso, os estudantes serão divididos em grupos, que farão revezamento, permanecendo por uma semana em aulas presenciais e por uma semana em aulas remotas (online).

A retomada de conteúdos também é uma das preocupações do protocolo, com atividades, recuperação e atendimento de estudantes com maior dificuldade.

Volta Gradual

Quando a data for definida pela Secretaria da Saúde o protocolo prevê um retorno gradual, por faixa etária, na seguinte ordem:

  • Estudantes do 3º ano do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental
  • Estudantes do Ensino Médio
  • Estudantes do Ensino Fundamental I e II
  • Estudantes da Educação Infantil.

Agência Estadual de Notícias.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

um × três =