Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Prefeitura flexibiliza medidas contra a covid em Foz do Iguaçu

Postado em 03/08/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Prefeitura flexibiliza medidas contra a covid em Foz do Iguaçu*


Anúncios foram feitos na noite desta segunda-feira (03), pelo prefeito Chico Brasileiro, durante transmissão ao vivo no Facebook.

Imagem: Reprodução / Facebook.

A partir desta terça-feira (04), a Prefeitura de Foz do Iguaçu vai flexibilizar várias das medidas de restrição adotadas no combate ao novo coronavírus no município. De acordo com o prefeito Chico Brasileiro, os novos decretos, cancelando proibições para diversos setores, devem ser publicados até amanhã no Diário Oficial.

Conteúdo Extra: Leia a íntegra do decreto publicado no Diário Oficial.

Leia Também: Confira a situação de cada bairro de Foz do Iguaçu no “Mapa de Calor” desta segunda-feira (03), com o Porto Meira em alerta.

Durante transmissão ao vivo no Facebook da Prefeitura, na noite desta segunda (03), o prefeito confirmou o fim do “Alerta Vermelho” em vigor desde a semana passada no bairro Três Lagoas, que estava com toque de recolher entre as 21h e as 5h.

O “Mapa de Calor” desta segunda-feira apontou queda no número de casos na região nordeste da cidade, o que foi avaliado como positivo. A região do Porto Meira aparece com a cor vermelha, mas não terá, pelo menos por enquanto, a decretação de toque de recolher ou proibição do comércio à noite.

Chico Brasileiro comemorou, também, a diminuição no total geral de casos ativos (pessoas em fase de transmissão da doença) de covid-19 em Foz do Iguaçu, o que possibilita o cancelamento de algumas das normativas estabelecidas em razão da pandemia. “Estamos indo e às vezes voltando. Agora, é a hora de ir”, afirmou.

Leia Também: Boletim desta segunda traz 46 novos casos, um óbito e 69 recuperados da covid em Foz do Iguaçu.

Entre as principais ações anunciadas, a liberação até a meia-noite do funcionamento dos estabelecimentos gastronômicos (que hoje precisam fechar às 22h). A autorização é válida para restaurantes, lanchonetes, trailers e food trucks. As entregas (delivery) poderão funcionar durante as 24 horas para todos os serviços.

Outra novidade é a autorização temporária para que os estabelecimentos gastronômicos utilizem parte da calçada para ampliar seu espaço de atendimento aos clientes, desde que não comprometa a mobilidade do pedestre. A obrigatoriedade de distanciamento ampliado entre as mesas continua em vigor.

Leia Também: Pela segunda semana seguida, Foz do Iguaçu tem queda nos novos casos de covid.

O transporte coletivo, a partir desta terça (04), estará autorizado a voltar a rodar até a 00h30. Hoje (03), as linhas continuam circulando somente até as 22h. Segundo o prefeito, a partir de quarta (05), será ampliada a capacidade de utilização dos ônibus, do limite atual (quantidade de bancos disponíveis) para 50% da lotação máxima permitida.

Chico Brasileiro comunicou, também, que a equipe do Foz Cataratas Futsal, que disputará, a partir deste mês, a Liga Nacional e a Série Ouro do Campeonato Paranaense, está autorizada a retomar os treinos com bola, seguindo os protocolos de segurança.

Leia Também: Mulher de 44 anos é a 32ª vítima da covid em Foz do Iguaçu.

Ao longo desta semana, segundo o prefeito, serão feitos estudos para outras liberações, com a definição de protocolos específicos para clubes (sem incluir os salões de eventos), estruturas de lazer e retorno das quadras esportivas.

“Esses setores que ainda estão proibidos, a gente vai começar um processo de discussão de protocolos sanitários, para que seja possível voltar com as atividades”, explicou Chico. “Se o número de casos continuar caindo, vamos continuar flexibilizando. Se voltar a subir, teremos de adotar novas medidas restritivas”.

Para assistir o vídeo com os anúncios, na íntegra, clique aqui.

Jornalismo RCI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

6 − 6 =