Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Dia da Árvore é celebrado com plantio de mudas na região de Três Lagoas em Foz do Iguaçu

Postado em 21/09/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Dia da Árvore é celebrado com plantio de mudas na região de Três Lagoas em Foz do Iguaçu*


Seis mil árvores nativas serão utilizadas para a recomposição de uma área de preservação próxima ao Conjunto Residencial Angatuba.

Imagem: Thiago Dutra / Prefeitura Municipal.

Teve início nesta segunda-feira (21), Dia da Árvore, o plantio de cerca de seis mil mudas de árvores nativas em uma área na região Nordeste de Foz do Iguaçu, próximo à Rua Ampére e ao Conjunto Residencial Angatuba. A ação, desenvolvida através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e o Instituto Água e Terra (IAT), também integrou a comunidade do local.

Estiveram presentes a Secretária de Meio Ambiente Ângela Meira, o chefe Regional do IAT, Carlos Antonio Piton, as equipes de ambas as instituições, além de integrantes do Clube de mães da Vila Resistência e moradores do Lagoa Dourada e do novo Residencial Angatuba.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Lagoa Dourada, Jacira de Souza, foi uma das moradoras que foi até o local para ajudar no plantio. “Essa ação é maravilhosa, é um incentivo para quem tem uma área de vegetação, precisamos salvar a natureza porque o planeta está muito degradado. Imaginamos essa área linda daqui a um tempo e vamos fazer o possível para que a transformação se concretize, estou muito feliz por estar participando”, expressou.

A ação acontece em meio à chegada da primavera, estação mais propícia para o plantio de várias espécies de árvores. De acordo com a secretária Municipal de Meio Ambiente, Angela Meira, a Prefeitura também iniciou uma nova ação de arborização na região central.

“Iniciamos também a arborização no microcentro da cidade. Faremos a recomposição vegetativa na rua Almirante Barroso com a plantação das espécies adequadas para a região e estamos conversando com os comerciantes sobre a importância do plantio, pois além de melhorar a paisagem urbana, promove melhorias ambientais, com impacto no clima”, comentou.

De acordo com Angela, a organização das ações também está sendo possível graças à implantação da estufa profissional no Horto Municipal. “Implantamos uma estufa profissional no horto, que além de poder receber as mudas e acondicioná-las com qualidade, passa a compor um espaço adequado para produção própria”, acrescentou.

Plano Mata Atlântica

Todas as ações também estão alinhadas ao Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), que foi homologado pelo município neste ano. O documento norteia as políticas de plantio, cuidado e manejo da vegetação.

O PMMA foi desenvolvido pela SMMA utilizando diagnóstico da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em parceria com varias instituições que integram o Conselho Municipal do Meio Ambiente.

RCI, com informações da Secretaria de Meio Ambiente.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

1 × um =