Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Greve no transporte coletivo de Foz do Iguaçu começa às 8h desta terça-feira (08/09)

Postado em 08/09/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Greve no transporte coletivo de Foz do Iguaçu começa às 8h desta terça-feira (08/09)*


Paralisação está marcada para o TTU, em protesto contra demissões e atrasos nos pagamentos.

Imagem: Reprodução / Ofício Sitro-FI.

Terá início às 8h, no Terminal de Transporte Urbano (TTU), área central de Foz do Iguaçu, a paralisação dos trabalhadores do transporte coletivo, definida em assembleia geral da categoria e oficializada na noite da última sexta-feira (04). O serviço nas linhas urbanas será completamente suspenso.

Entre as principais reivindicações, o pagamento de salários e benefícios em atraso, em alguns casos, desde maio; a recontratação de trabalhadores demitidos desde o início da pandemia; e a renovação do acordo coletivo de trabalho, que venceu no primeiro semestre.

Tal como em movimentos anteriores, a previsão é de que a circulação seja retomada na hora do almoço e no final da tarde, como forma de não prejudicar quem depende do transporte coletivo para ir ou voltar do trabalho. Nos demais horários do dia e da noite, porém, o serviço deve ser completamente interrompido.

Nota à imprensa – Prefeitura de Foz do Iguaçu:

“É com cautela que recebemos a notícia da paralisação do transporte coletivo prevista para terça-feira (08), supostamente motivada pela não renovação do acordo coletivo de trabalho e pendências de vale alimentação, férias e multa de FGTS.

O Foztrans sempre esteve à disposição para ouvir o Consórcio Sorriso sobre eventuais dificuldades financeiras decorrentes da pandemia do coronavírus, para juntos buscarmos a melhor solução possível. Entretanto, salienta-se que o Município não deve valor algum à concessionária.

Se de fato concretizada, esperamos que a paralisação se dê de forma prudente e pacífica, caso contrário as forças de segurança serão acionadas.

Ao contrário do que difundem nas redes sociais, a Prefeitura não recebeu verba do Governo Federal. A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 3364/20, na qual prevê repasses da União para os Municípios, visando ajuda financeira para garantir o serviço de transporte público coletivo de passageiros. O PL ainda depende de análise do Senado Federal e posteriormente, sanção presidencial.

A exemplo de outros municípios brasileiros, no início da pandemia, a Prefeitura realizou a compra antecipada de 376 mil reais em vales transportes, visando possibilitar que o Consórcio organizasse seu fluxo de caixa, para garantir o pagamento de salários e verbas trabalhistas.

Consequentemente com o aumento da demanda que se observa no transporte coletivo, aumentará a receita das empresas que compõem o consórcio e assim poderão arcar com suas obrigações legais.”

Jornalismo RCI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

5 + 14 =