Ouça agora na Rádio

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Itaipu emite nota sobre onça avistada nesta terça na Vila “A”

Postado em 15/09/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Itaipu emite nota sobre onça avistada nesta terça na Vila “A”*


Câmeras de segurança registraram a circulação do felino em locais como a rua Cotia, próximo ao cruzamento com a Avenida Garibaldi.

Imagem: Reprodução / RPC TV / Wilson Khiara.

Em meio à grande repercussão das imagens captadas por câmeras de segurança, mostrando uma onça-parda (também conhecida como puma ou suçuarana), circulando na madrugada desta terça-feira (15) pela Vila “A”, bairro residencial da região norte de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional, que conta com uma equipe especializada em felinos, emitiu a seguinte nota:

NOTA DA ITAIPU SOBRE A ONÇA AVISTADA NA VILA A

A Itaipu Binacional vem a público informar que a onça-parda avistada na Vila A, em Foz do Iguaçu, com imagens captadas por câmeras de segurança, nesta terça-feira (15), é uma espécie que ocorre nos ambientes naturais da região e em todos os biomas brasileiros. Estes animais esporadicamente podem sair de seu habitat natural e adentrar em ambientes urbanos quando estão à procura de novos territórios. Existem relatos de aparições semelhantes à da Vila A em diferentes regiões do território nacional.

Embora a Itaipu não tenha responsabilidade ou controle da ocorrência do animal em ambientes naturais ou urbanos, a empresa coloca o seu quadro técnico à disposição das autoridades para colaborar, na medida do possível, com ações de educação ambiental e de orientação à população.

A Itaipu esclarece ainda que desenvolve programas de reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas de extinção, como onças-pintadas, harpias e antas, entre outros, com resultados positivos para a conservação. Estes animais, no entanto, vivem em ambientes controlados, monitorados por profissionais capacitados, como biólogos e médicos-veterinários, e participam de programas de conservação e de educação ambiental.

Caso aviste uma onça, a primeira orientação é chamar imediatamente a Força Verde pelo telefone (45) 3527-2424. Em seguida, siga as instruções:

  • Mantenha a calma, não grite, não faça movimentos bruscos e não se movimente em direção ao animal. Ele naturalmente tende a fugir de seres humanos.
  • Nunca tente se aproximar do animal. Deixe-o continuar o seu trajeto.
  • Nunca saia de um local seguro para visualizar melhor o animal, nem para fazer registros como fotografias ou filmagens.
  • Caso esteja a pé, não vire de costas para a onça; mantenha o contato visual, mas sem ser diretamente nos olhos do animal.
  • Levante os braços sem movimentos bruscos e, caso esteja com criança, a coloque sobre os ombros, para parecer maior e ser reconhecido como um humano; afaste-se lentamente até alcançar distância ou local seguro.
  • Apenas caso seja acuado pelo animal e sem possibilidade de sair do local, utilize algum dispositivo sonoro, como apito ou buzina; na falta de um dispositivo, grite e bata palmas para se defender e assustar o animal. Não o assuste sem necessidade.

RCI, com Itaipu Binacional.

2 comentários “Itaipu emite nota sobre onça avistada nesta terça na Vila “A””

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários