Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Reabertura da fronteira será definida “nesta semana”, diz presidente do Paraguai (28/09)

Postado em 28/09/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Reabertura da fronteira será definida “nesta semana”, diz presidente do Paraguai (28/09)*


Mario Abdo Benítez disse que já manteve conversações com Jair Bolsonaro, faltando apenas confirmar a data.

Imagem: Reprodução / Facebook / Presidencia de Paraguay

Durante visita de campo para inauguração de novas vias asfaltadas na localidade de Itapé, departamento de Guairá, no interior do Paraguai, o presidente do país, Mario Abdo Benítez, disse que “a data de reabertura da fronteira [com o Brasil] será conhecida ainda nesta semana”.

Inicialmente, a intenção do governo paraguaio era reabrir a cabeceira da Ponte Internacional da Amizade para a entrada de visitantes procedentes do Brasil (tendo como limite o antigo KM 30 da Rodovia Internacional) já nesta terça-feira (29), como anunciado durante visita de ministros a Ciudad del Este.

Entretanto, houve um pedido do Governo Federal brasileiro para que o tema fosse estudado por mais tempo, com o objetivo de harmonizar protocolos e permitir reciprocidade para a circulação de paraguaios também no território do município de Foz do Iguaçu. Foram incluídas, também, discussões quanto ao modelo de reabertura em outras duas ligações entre os dois países.

“Nesta semana, vamos ter as datas de abertura das fronteiras com o Brasil em Ciudad del Este, Salto del Guairá e Pedro Juan Caballero”, afirmou Mario Abdo Benítez, citado por fontes como o jornal ABC Color. “Isso vai requerer uma grande responsabilidade da população, que já demonstrou seu compromisso [com os protocolos sanitários]”.

Na última quinta-feira (24), o Governo Federal brasileiro publicou portaria que prorroga, por mais 30 dias, o fechamento das fronteiras terrestres e aquáticas para a entrada de estrangeiros. O documento, porém, prevê exceções para regiões fronteiriças de cidades-gêmeas, sempre e quando houver reciprocidade nas regras entre os países.

O Paraguai tem, conforme boletim atualizado na noite deste domingo (27), 38.684 infectados, dos quais, 803 perderam a vida, 678 estão internados neste momento na rede hospitalar (154 deles, em leitos de UTI); 22.419 já estão recuperados, e, os demais continuam cumprindo com as medidas de isolamento.

O departamento do Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, chegou neste domingo à marca de 6.630 casos confirmados, com 536 pacientes ainda em fase ativa da doença e 232 falecidos, dos quais, 165 são de Ciudad del Este, 26 de Presidente Franco, 22 de Hernandarias, 11 de Minga Guazú e oito de localidades do interior do departamento (Los Cedrales, Santa Rita, Santa Rosa del Monday e Itakyry).

Jornalismo RCI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

17 + dois =