Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Recuperado da covid-19? Doe sangue ao Hemonúcleo de Foz do Iguaçu

Postado em 03/09/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Recuperado da covid-19? Doe sangue ao Hemonúcleo de Foz do Iguaçu*


Intenção é obter, do sangue dos recuperados, o plasma que pode auxiliar no tratamento de doentes graves.

Imagem: Divulgação / Fundação Itaiguapy.

Devido ao grave momento da pandemia do coronavírus, o Hemonúcleo de Foz do Iguaçu está solicitando a doação simples de sangue de pessoas que se recuperaram da doença há mais de 45 dias.

Leia Também: Foz do Iguaçu já tem mais de cinco mil recuperados da covid-19.

O objetivo é obter o plasma hiperimune, para auxiliar no tratamento de doentes graves. Para doar, é preciso ter entre 18 e 60 anos, estar em boas condições de saúde e não ter estado em ventilação mecânica. Atenção: somente mulheres que nunca estiveram grávidas podem doar.

Para a doação, é preciso agendar um horário pelo telefone (45) 3576-8020. O Hemonúcleo de Foz do Iguaçu está localizado na Avenida Gramado, 364 – Vila A, ao lado do Hospital Ministro Costa Cavalcanti.

Uso do plasma

No dia 26 de agosto, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) realizou a primeira transfusão de plasma hiperimune de Foz do Iguaçu e região para tratamento de paciente com a covid-19.

Leia Também: Mapa de Calor desta sexta mostra aumento de casos de covid no Centro, Porto Meira e Campos do Iguaçu (04/09).

O tratamento é um dos mais avançados do mundo e utiliza do procedimento para auxiliar o sistema imunológico de quem está doente, internado e em estado grave. Caso preencha rigorosamente todos os critérios clínicos, o paciente pode receber o plasma com anticorpos extraído do doador.

A Fundação de Saúde Itaiguapy, administradora do HMCC e responsável pelo Hemonúcleo de Foz do Iguaçu, faz parte de uma iniciativa do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) para um projeto-piloto de utilização de anticorpos do plasma do sangue de curados do novo coronavírus.

RCI, com informações do Hemonúcleo.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

sete − 4 =