Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Serviço de telemedicina já atendeu 24 mil pessoas desde abril em Foz do Iguaçu

Serviço de telemedicina já atendeu 24 mil pessoas desde abril em Foz do Iguaçu

Postado em 15/09/2020 por

Compartilhe Agora!

Atendimento por videochamada é útil para situações como acompanhamento e triagem de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

Imagem: Secretaria Municipal de Saúde.

Mais de 24 mil pessoas já foram acompanhadas pelo serviço de telemedicina TeleSUS, em Foz do Iguaçu, desde a sua implantação em abril deste ano. O programa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Uniamérica, faz o rastreio, a notificação e o monitoramento dos casos positivos de Covid-19 e dos contactantes dos pacientes infectados, tanto domiciliares quanto os extradomiciliares.

Somente no mês de agosto, o serviço monitorou 6.318 pacientes que realizaram o teste RT-PCR. Deste total, 1.374 pacientes testaram positivo (21,75%) e foram acompanhados durante todo período de isolamento.

“A principal função do TeleSus é acompanhar pacientes positivos e seus contactantes, dando todo apoio que o cidadão necessita nesse momento de angustia e incerteza, dando a ele segurança, que ele está sendo monitorado, que terá seu atendimento garantido”, comenta a coordenadora do projeto, Etelvina Maciel.

Prevenção

A estratégia de teleatendimento remoto tem sido fundamental para a prevenção ao novo Coronavírus, fornecendo orientações e suporte ao usuário, para que o mesmo tenha condições de permanecer no isolamento domiciliar, acompanhado por equipe treinada e preparada para orientar sobre os cuidados com a doença.

Além do serviço assistencial ao paciente, o programa atua em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, notificando casos suspeitos e confirmados, tanto laboratorial, quanto por critérios clínicos epidemiológicos, além de denúncias de quebras de isolamento.

Os pacientes também recebem os encaminhamentos corretos, tanto na rede de saúde e na assistência social, quanto para o serviço de apoio psicológico, constituindo um trabalho fundamental para evitar a peregrinação dos pacientes infectados ou suspeitos em busca de informações e/ou atendimento e a sobrecarga no sistema.

O TeleSUS é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Uniamérica, que dispõe da estrutura física e dos equipamentos. A execução da estratégia é realizada por uma equipe formada por 34 acadêmicos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia inscritos no Programa do Governo Federal “O Brasil Conta Comigo” e tem apoio de 12 supervisores e 20 educadores físicos.

Todos os estudantes receberam treinamento antes de operacionalizar os atendimentos. Diariamente eles se encontram na sala do TeleSUS, situada na Uniamérica, para fazer a busca ativa, ou seja, entrar em contato com os casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.

O TeleSUS é uma das ações do Tele Saúde, um canal que compreende todos os serviços de tele atendimento da saúde pública de Foz do Iguaçu, como a Telemedicina, o Plantão Covid e o Plantão Unioeste.

RCI, com informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.