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Serviço de telemedicina já atendeu 24 mil pessoas desde abril em Foz do Iguaçu
Postado em 15/09/2020 por Sempre RCI
*Fonte imagem : Serviço de telemedicina já atendeu 24 mil pessoas desde abril em Foz do Iguaçu*
Atendimento por videochamada é útil para situações como acompanhamento e triagem de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.
Mais de 24 mil pessoas já foram acompanhadas pelo serviço de telemedicina TeleSUS, em Foz do Iguaçu, desde a sua implantação em abril deste ano. O programa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Uniamérica, faz o rastreio, a notificação e o monitoramento dos casos positivos de Covid-19 e dos contactantes dos pacientes infectados, tanto domiciliares quanto os extradomiciliares.
Somente no mês de agosto, o serviço monitorou 6.318 pacientes que realizaram o teste RT-PCR. Deste total, 1.374 pacientes testaram positivo (21,75%) e foram acompanhados durante todo período de isolamento.
“A principal função do TeleSus é acompanhar pacientes positivos e seus contactantes, dando todo apoio que o cidadão necessita nesse momento de angustia e incerteza, dando a ele segurança, que ele está sendo monitorado, que terá seu atendimento garantido”, comenta a coordenadora do projeto, Etelvina Maciel.
Prevenção
A estratégia de teleatendimento remoto tem sido fundamental para a prevenção ao novo Coronavírus, fornecendo orientações e suporte ao usuário, para que o mesmo tenha condições de permanecer no isolamento domiciliar, acompanhado por equipe treinada e preparada para orientar sobre os cuidados com a doença.
Além do serviço assistencial ao paciente, o programa atua em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, notificando casos suspeitos e confirmados, tanto laboratorial, quanto por critérios clínicos epidemiológicos, além de denúncias de quebras de isolamento.
Os pacientes também recebem os encaminhamentos corretos, tanto na rede de saúde e na assistência social, quanto para o serviço de apoio psicológico, constituindo um trabalho fundamental para evitar a peregrinação dos pacientes infectados ou suspeitos em busca de informações e/ou atendimento e a sobrecarga no sistema.
O TeleSUS é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Uniamérica, que dispõe da estrutura física e dos equipamentos. A execução da estratégia é realizada por uma equipe formada por 34 acadêmicos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia inscritos no Programa do Governo Federal “O Brasil Conta Comigo” e tem apoio de 12 supervisores e 20 educadores físicos.
Todos os estudantes receberam treinamento antes de operacionalizar os atendimentos. Diariamente eles se encontram na sala do TeleSUS, situada na Uniamérica, para fazer a busca ativa, ou seja, entrar em contato com os casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.
O TeleSUS é uma das ações do Tele Saúde, um canal que compreende todos os serviços de tele atendimento da saúde pública de Foz do Iguaçu, como a Telemedicina, o Plantão Covid e o Plantão Unioeste.
RCI, com informações da Secretaria Municipal de Saúde.