Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Bolsonaro adia visita a Foz do Iguaçu para reabertura da Ponte da Amizade

Postado em 11/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Bolsonaro adia visita a Foz do Iguaçu para reabertura da Ponte da Amizade*


Veículos de comunicação do Paraguai, entretanto, afirmam que liberação do trânsito fronteiriço está mantida para a próxima quinta-feira (15).

Imagem: Arquivo / Itaipu Binacional.

Caiu como uma bomba, no final da tarde deste sábado (10), a informação difundida no site da Rádio Cultura, de Foz do Iguaçu, de que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, teria cancelado os compromissos agendados na cidade para a próxima quinta-feira (15).

Na ocasião, o mandatário viria à fronteira para participar, por volta das 9h, de visita de inspeção ao canteiro de obras da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, em construção na região do Porto Meira; e de um ato simbólico com o presidente Mario Abdo Benítez, na Ponte da Amizade, para marcar o primeiro passo da reabertura da fronteira entre os dois países.

A confirmação do cancelamento da agenda não pôde ser obtida de forma independente pelo Jornalismo da Rádio RCI Iguassu, que recebeu, na manhã deste domingo (11), a sinalização de que a reabertura da fronteira, com ou sem a presença dos presidentes, está mantida para o dia 15.

Até o momento, a única autoridade a se pronunciar oficialmente sobre o tema foi o ministro assessor para Assuntos Internacionais do Governo Nacional paraguaio, Federico González, em declarações reproduzidas nas edições online dos jornais La Nación e Última Hora.

Segundo González, “a fronteira será aberta no dia 15 e o encontro de presidentes ficará mais para frente”.

ATUALIZAÇÃO: “O Ministério das Relações Exteriores confirma que, a partir do dia 15 de outubro próximo, inicia o processo de abertura gradual da fronteira entre Paraguai e Brasil, através da Ponte da Amizade. O encontro presidencial, por questões de agenda, foi postergado”.

O protocolo, que está em fase final de ajustes, prevê que brasileiros terão acesso livre a Ciudad del Este e municípios vizinhos para permanência de menos de 24 horas, tendo como limites o antigo KM 30 da rodovia internacional, a Supercarretera à saída de Hernandarias e a divisa entre Presidente Franco e Los Cedrales.

O horário para entrada em território paraguaio seria das 5h às 14h, com retorno ao Brasil antes das 18h. Da mesma forma, cidadãos paraguaios teriam livre acesso ao município de Foz do Iguaçu, mediante aplicação de regras similares que têm como base o princípio da reciprocidade entre os países.

Além da fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, a comitiva bilateral está finalizando os detalhes para a reabertura de outros dois pontos: Salto del Guairá / Mundo Novo / Guaíra e Pedro Juan Caballero / Ponta Porã.

Jornalismo RCI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

quatro × cinco =