Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

CCZ inicia segundo ciclo de aplicação do Fumacê em Foz do Iguaçu

Postado em 21/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : CCZ inicia segundo ciclo de aplicação do Fumacê em Foz do Iguaçu*


Veículos estão utilizando um novo tipo de inseticida, que possibilita dispersão mais rápida.

Imagem: Secretaria Municipal de Saúde.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou nesta semana o segundo ciclo de aplicação do Fumacê, com novo inseticida repassado pelo Ministério da Saúde, via 9ª Regional de Saúde. Ao todo, 40 áreas da cidade receberão as aplicações em diferentes ciclos. O trabalho é feito por 12 veículos do município e da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

As primeiras rodadas de aplicação já foram realizadas e envolvem as áreas de maior incidência apontadas pelo último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Para cada ciclo de aplicação, há intervalos de três dias em cada local, para reiniciar o trajeto.

Os bairros recebem, em média, cinco ciclos de aplicações, sendo hoje o Porto Meira, a área mais crítica. Além disso, o reforço no combate à dengue é feito com agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde com ações casa a casa.

“Mas sem a participação da comunidade, esse combate é ineficaz. Precisamos que as pessoas cuidem de seus quintais”, afirma Jean Rios, do Comitê de Combate a Dengue.

Novo inseticida

O novo produto apresenta diferenças do Malation, utilizado nos últimos anos. A principal delas é a ausência de cheiro forte. “Com aplicação do Malation, o cheiro forte era sentido pelos moradores de imediato. Agora, esse produto tem novo componente químico, que além de exalar cheiro similar à menta, também produz uma quantidade muito menor de fumaça” explica Rios.

O grupo químico do produto foi alterado, mudando também a velocidade de circulação do fumacê. A concentração do Malation era de 208 ml por minuto, sendo dissolvido parte em água. O novo produto não precisa ser dissolvido, é puro, e sua densidade é maior (70ml/minuto). Dessa forma, a velocidade do veículo, que antes era de 10 km/h, aumentou para 15 km/h.

RCI, com informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

1 × três =