Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Edição da maratona da Nasa em Foz do Iguaçu anuncia vencedores

Edição da maratona da Nasa em Foz do Iguaçu anuncia vencedores

Postado em 07/10/2020 por

Compartilhe Agora!

Desafio tecnológico ocorreu durante o fim de semana, de forma totalmente on-line.

Imagem: Divulgação.

Depois de um fim de semana intenso de muito trabalho, ensinamentos e mentorias, nesta quarta-feira (07), durante uma transmissão on-line, foram anunciados os grandes vencedores da edição de Foz do Iguaçu da maratona global ‘Nasa International Space Apps Challenge.

A equipe “The Ranchers” ficou com a primeira posição e receberá como prêmio um jantar na Rafain Churrascaria Show, além de serem elegíveis para o prêmio global da NASA (assim como a segunda colocada, equipe “CONVID to Plant”). As três melhores equipes da maratona terão direito ainda a uma bolsa de apoio para pré-incubação no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e dez horas de consultoria e imersão junto ao Sebrae-PR.

De acordo com os organizadores, o evento foi considerado um sucesso. “Essa troca de experiências e conhecimentos é o que nos move e inspira a fazer um trabalho voluntário, disponibilizando tempo e unindo a cidade a uma celebração global de conhecimento, ideação e ao final, uma solução que contribui para a sociedade”, destaca Adriane Bordin.

Marcia David complementa: “A realização do NASA SPACE APPS 2020 foi um evento que representa o momento global que estamos vivendo, ou seja, muitos desafios e grandes superações. E foi com positividade e com um time de organizadores composto por voluntários que compartilham o mesmo propósito que tornou possível a execução do evento”.

Para uma das mentoras, Caroliny Matinc, “o evento permite contribuir com os projetos inovadores e proporciona um ambiente de troca de experiências com especialistas de diferentes áreas do conhecimento. Fico feliz e motivada vendo estes dedicados jovens buscando fazer a diferença por meio da inovação”.

Este foi o terceiro ano consecutivo que a cidade sedia uma das edições do evento, que é promovido anualmente pela incubadora da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) com o objetivo de fazer com que as equipes desenvolvam, em um curto período de tempo, inovações para problemas reais, além de inspirar as comunidades locais a se unirem em torno da inovação.

Com o tema ‘Tome uma atitude’, a edição deste ano buscou incentivar que os participantes fossem parte da solução dos desafios enfrentados tanto na Terra como no espaço. Durante a programação, os participantes tiveram o auxílio de um time de mentores de ciência e tecnologia.

A diversidade foi uma das características principais do evento, que reuniu ao todo 48 participantes de dois países e oito cidades, representando diversas áreas do conhecimento, como as Engenharias, Design, Relações Públicas, Tecnologia da Informação, entre outras.

Localmente, o Nasa International Space Apps Challenge foi realizado pela Associação Brasil Internacional dos Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores (ABIPIR), com a organização da UniAmérica e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), e o apoio do GDG Foz do Iguaçu, Startup PR, Sebrae, Loumar Turismo, Noves e do Instituto para o Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDESTUR).

RCI, com assessoria.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.