Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Empresa que fez o Cristo Redentor “abraçar o Rio de Janeiro” produzirá o Natal de Luzes de Itaipu

Postado em 14/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Empresa que fez o Cristo Redentor “abraçar o Rio de Janeiro” produzirá o Natal de Luzes de Itaipu*


Produtora transformará a fachada da nova Catedral, na Vila “A”, em uma tela de projeção mapeada que promete encantar turistas e moradores de Foz do Iguaçu.

Imagem: Divulgação.

A Visualfarm, empresa de São Paulo pioneira na criação de espetáculos públicos projetivos e no uso do vídeo mapping no Brasil, será a produtora responsável pelo espetáculo do Natal de Luzes da Itaipu, que vai acontecer de 5 a 23 de dezembro, das 20h à meia-noite, na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila “A”, em Foz do Iguaçu. O resultado do processo licitatório para a contratação da empresa foi publicado nesta quarta-feira (14).

Com grandes apresentações no portfólio – como o “abraço do Cristo Redentor”, para a campanha Carinho de Verdade, no Rio de Janeiro –, a Visualfarm transformará a fachada da catedral em uma tela de projeção mapeada, ilustrando uma narrativa que traz mensagens de esperança e promete encantar turistas e a população iguaçuense.

Do Gramadão para a Catedral

O Gramadão da Vila A, tradicional palco do Natal de Itaipu, passará por uma grande transformação a partir deste mês e, com isso, ficará por aproximadamente dez meses interditado. Por isso, a festa natalina promovida pela binacional acontecerá a poucos metros dali, na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe. Além da rica decoração temática, o destaque deste ano será a projeção mapeada na fachada da catedral.

Em três faces da estrutura, frente e duas laterais, será contada a história da fronteira, com seus atrativos turísticos e a diversidade de etnias. Mas o destaque será o que a festa natalina mais tem de emoção: sonho e esperança.

“Esses dois temas são mais do que imprescindíveis na pós-pandemia da covid-19, que mudou a economia do mundo e deu novos significados à vida. Nossa gente deu ainda mais valor a coisas simples, e a mais importante delas é viver, ser solidário e dedicar sua existência a práticas boas”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

“Esse será mais um período importante para a nossa economia, que dá sinais de recuperação e mostras de que ninguém mais aguenta ficar em casa”, afirma. A Campanha Vem pra Foz vem demonstrando isso, com os números da retomada do turismo dos últimos feriados, de acordo com o general. “Quando nos unimos, ficamos mais fortes e os resultados aparecem. Nossa gente e nossos visitantes merecem uma linda festa de Natal”, conclui.

O Natal de Luzes de Itaipu será a mais inovadora e sustentável celebração natalina já preparada pela usina para presentear a cidade e a região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

O terreno da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe será a Vila do Natal de Luzes. O padre Clodoaldo Isidoro Frassetto é um dos mais entusiastas com a escolha do local para abrigar a programação natalina da usina de Itaipu. “É uma oportunidade de aproximação maior com a comunidade e também de transformar esse ponto num atrativo turístico religioso.”

Projeção

A técnica de projeção mapeada permite lançar imagens em uma estrutura tridimensional, que é previamente mapeada por um software. Enquanto a projeção plana não possibilita a manipulação da luz, a mapeada (ou video mapping) permite que a luz seja direcionada exatamente para a área que receberá o conteúdo visual, criando a ilusão de que o vídeo se encaixa na estrutura.

Na catedral, a projeção será feita em três faces – frontal e duas laterais -, em diferentes ângulos e perspectivas, permitindo assistir ao espetáculo de diversos pontos. A área da catedral também receberá decoração temática de luzes, com Papai Noel, bola colorida gigante e outros brinquedos, além de barraquinhas de artesanato.

A projeção será mantida até o dia 23, mas a decoração permanece até a primeira semana de janeiro, para ajudar a movimentar o turismo no local. Todos os protocolos sanitários serão adotados, para proporcionar segurança aos visitantes.

Itaipu Binacional.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

17 − 11 =