Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Entidades debatem modelo de escritório para atrair investimentos para Foz do Iguaçu

Postado em 12/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Entidades debatem modelo de escritório para atrair investimentos para Foz do Iguaçu*


Iniciativa tem o objetivo de fomentar a economia da Terra das Cataratas, gerando emprego e renda.

Imagem: Marcos Labanca.

O formato do Escritório de Atração e Recepção de Investimentos para o município foi debatido em reunião da Coordenação Estratégica do Programa Acelera Foz na sexta-feira (09). A proposta foi apresentada pela consultoria responsável pelo estudo técnico que norteará a implantação do projeto.

O escritório é uma ação prioritária do Acelera Foz, prevista no eixo 5, de inovação e captação de novos investimentos. A modelagem debatida pela coordenação do programa contempla contribuições de integrantes de instituições iguaçuenses públicas e privadas, reunidas em workshops presenciais.

De acordo com o consultor Marcelo Padilha, do Sebrae, a definição do modelo é vital para que esse instrumento de fomento à economia da cidade cumpra sua finalidade. O Sebrae é uma das instituições que coordenam o Acelera Foz e atua diretamente na constituição do Escritório de Atração e Recepção de Investimentos.

“Precisamos criar um escritório de investimentos que de fato faça a diferença para Foz do Iguaçu”, ressaltou. “Como em uma empresa, esse escritório tem que ter meta, dar retorno e resultados, mensurando todas as entregas. O que importa é investimento efetivo na cidade”, defendeu Marcelo.

O consultor Carlos Guedes apresentou a modelagem e as ações necessárias para as etapas de criação, estruturação e operação. A proposta é que o Escritório de Atração e Recepção de Investimentos tenha formato misto, incluindo na gestão os setores governamental e empresarial, além de universidades e organizações da sociedade civil.

“Examinamos o que é bem-sucedido e o que precisa ser evitado, a partir de modelos nacionais e internacionais que estão em operação”, explicou o consultor empresarial. “O escritório de investimentos precisa atender seu principal objetivo, que é o de gerar negócios, emprego e renda em Foz do Iguaçu”, pontuou Carlos.

Atuação estratégica

Presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acifi), Faisal Ismail reforçou a proposta para que o escritório de investimento concentre atuação em setores estratégicos. “Para ter os resultados esperados, é fundamental que sua operação seja destinada às principais cadeias econômicas de Foz do Iguaçu”, apontou.

Para o assessor especial da direção-geral brasileira da Itaipu Binacional, coronel Jorge Áureo, a formatação do escritório de investimentos para Foz do Iguaçu deve assegurar a participação da iniciativa privada, empresários e sociedade civil. “É uma conjugação interessante, que harmoniza os setores público e privado”, refletiu.

Próximo passo

O modelo do Escritório de Atração e Recepção de Investimentos será apresentado e debatido com a comunidade durante plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz). A reunião será no dia 21 de outubro, às 14h.

Programa

Parte do plano de retomada econômica da cidade, o Acelera Foz tem a coordenação estratégica do Codefoz, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Acifi e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Programa Acelera Foz

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

18 − dezesseis =