Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Fumaça no céu de Foz do Iguaçu vem de incêndios no Paraguai (02/10)

Postado em 02/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Fumaça no céu de Foz do Iguaçu vem de incêndios no Paraguai (02/10)*


País vizinho decretou emergência nacional durante sessão extraordinária do Congresso.

Imagem: Guilherme Wojciechowski / RCI.

Moradores de Foz do Iguaçu estão percebendo, desde o início desta semana, piora na qualidade do ar na cidade, em razão do tempo seco e do aumento da fumaça, que pode ser notada em diferentes camadas da atmosfera.

A explicação para o ambiente esfumaçado vem do Paraguai, onde grandes incêndios em áreas de vegetação estão em marcha nos últimos dias, agravados por fatores como calor extremo, tempo seco e ventos fortes, que contribuem para o alastramento das chamas.

A situação é mais grave na região do Chaco paraguaio e no entorno de Assunção. Entretanto, o departamento do Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, também vem sofrendo com o fenômeno.

No último domingo (27), por exemplo, 24 hectares de mata foram devastados pelo fogo na Reserva Biológica Tatí Yupí, mantida por Itaipu, no município de Hernandarias. A fumaça pôde ser sentida, principalmente, em bairros da região norte de Foz do Iguaçu.

No fim da tarde de quinta-feira (01), o Paraguai declarou, durante sessão extraordinária do Congresso, emergência nacional devido aos incêndios.

O objetivo da medida é facilitar a liberação de recursos e desburocratizar ações como o envio de brigadas de voluntários para locais onde o panorama está mais crítico. Abaixo, um panorama de Assunção:

Jornalismo RCI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

14 + dois =