Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Interatividade: Ecomuseu de Itaipu terá visita virtual 360º a partir de 14/10

Postado em 06/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Interatividade: Ecomuseu de Itaipu terá visita virtual 360º a partir de 14/10*


Atrativo mantido pela binacional em Foz do Iguaçu completa, neste mês de outubro, 33 anos de inauguração.

Imagem: Reprodução.

No mês que comemora o aniversário de 33 anos, o Ecomuseu da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, vai oferecer uma nova modalidade de visitação, amplamente usada pelos museus mais importantes do mundo e que ganhou força com a pandemia de covid-19. A partir do dia 14, será possível fazer um tour virtual pelo espaço educativo, com imagens em 360º. O acesso será pelo portal de Itaipu na internet (http://www.itaipu.gov.br).

Sem sair de casa, o visitante poderá percorrer os corredores e salas de exposição do museu, conhecer detalhes do acervo e dar um mergulho virtual na história da região, desde os primeiros habitantes até a construção da usina de Itaipu, a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.

Também será possível visualizar o conteúdo das placas informativas, ouvir a sonorização dos ambientes e acompanhar uma sessão do Ciência na Esfera, com imagens animadas da Terra e de outros planetas. Fotos, maquetes, depoimentos de pioneiros e artefatos arqueológicos também fazem parte do roteiro.

A novidade faz parte de uma ampla programação de aniversário do Ecomuseu, inaugurado em 16 de outubro de 1987. “As atividades foram pensadas com o objetivo de explorar um dos aspectos mais importantes do Ecomuseu, que é seu papel educativo, como espaço de promoção e comunicação de conteúdos relevantes para Itaipu e a sua área de influência”, explica a gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu, Leila Alberton, responsável pela gestão do espaço.

Confira a programação

A programação de aniversário começa já na próxima sexta-feira (9), com o lançamento do guia ilustrado do Ecomuseu. O material impresso será entregue aos turistas que visitarem presencialmente o atrativo, contendo informações detalhadas sobre o circuito. Empregados de Itaipu também vão receber o guia. Os desenhos são do ilustrador João Paulo Chiodi, da Divisão de Imagem Institucional da Itaipu.

No dia 12, haverá o lançamento do “Itaipu Sustenta-Habilidades”, um jogo de realidade alternativa (ARG, na sigla em inglês) voltado para crianças e adolescentes. O participante será apresentado a conteúdos sobre energia e meio ambiente e estimulado a cumprir diferentes desafios. Serão nove tarefas, cada uma lançada a cada 15 dias. O link do jogo será divulgado nos sites e redes sociais da própria Itaipu, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.

No dia 16, data de aniversário do Ecomuseu, haverá uma cerimônia com a presença de diretores da Itaipu e autoridades convidadas. No evento, será feito o lançamento da websérie “Conhecendo o Ecomuseu” e do kit “Guias pedagógicos da Itaipu Binacional”. Também serão detalhados os projetos de reforma e ampliação previstos para o espaço.

A websérie terá quatro episódios, de cinco minutos cada um, com visitas guiadas às salas de exposição, entrevistas com antigos empregados de Itaipu, animações e ainda revelar os bastidores do trabalho técnico dos profissionais. “É um material que complementa o tour virtual em 360º”, explica Leila Alberton. Os vídeos ficarão disponíveis no canal do Youtube da Itaipu.

O kit “Guias pedagógicos de Itaipu” conterá material de apoio às visitas institucionais ao próprio Ecomuseu, à usina hidrelétrica e ao Refúgio Biológico Bela Vista e informações sobre os programas socioambientais desenvolvidos pela empresa. O conteúdo foi produzido em parceria com o setor de Educação e Ciência do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e será distribuído em instituições de ensino do Oeste do Estado.

Itaipu Binacional

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

cinco × dois =