Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Marinha e Itaipu firmam convênio para reforçar segurança do reservatório

Postado em 26/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Marinha e Itaipu firmam convênio para reforçar segurança do reservatório*


Cooperação garante o apoio logístico da Itaipu a ações da Marinha e foi firmada pelo diretor-geral brasileiro e pelo comandante do 8º Distrito Naval.

Imagem: Divulgação / Itaipu Binacional.

Itaipu Binacional e Marinha do Brasil firmaram, nesta segunda-feira (26), um convênio de cooperação que vai contribuir para a melhoria da segurança na área do reservatório da usina, na margem brasileira da fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

A cooperação foi firmada pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e pelo comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Sérgio Fernando de Amaral Chaves Junior.

O acordo prevê apoio logístico da Itaipu a operações da Marinha no reservatório e em áreas próximas às praias dos municípios lindeiros, tais como abastecimento e manutenção de viaturas e embarcações. Isso irá reforçar as ações de repressão aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, bem como a segurança do tráfego aquaviário realizado nas vias navegáveis.

“Este acordo de cooperação vai permitir à Marinha atuar com mais intensidade, tanto a partir da Capitania Fluvial do Rio Paraná, em Foz do Iguaçu, como pela Delegacia Fluvial de Guaíra”, afirmou o vice-almirante Chaves. “Isso significa uma maior presença do Estado nessas águas binacionais e maior efetividade no cumprimento de nossas atribuições constitucionais”, completou.

O acordo é semelhante a um convênio que a Itaipu recentemente firmou com o Exército Brasileiro, que também reforça a segurança na área do reservatório por meio do apoio logístico por parte da binacional.

“A Itaipu é uma estrutura estratégica binacional crítica para a segurança energética do Brasil e do Paraguai, daí a importância da empresa atuar com responsabilidade em relação ao seu patrimônio e às condições para seguir produzindo energia para os dois países. Por isso, essa atuação em parceria com as forças de segurança na fronteira, coordenada com a margem direita, é essencial”, afirmou o general Joaquim Silva e Luna.

O convênio de cooperação técnica entre as duas instituições prevê a atuação conjunta nas ações de segurança por um prazo de cinco anos.

Estiveram presentes no ato de assinatura, realizado no Centro Executivo da Itaipu, o diretor técnico da empresa, Celso Torino, o diretor administrativo, almirante Paulo Roberto da Silva Xavier, o representante da Diretoria Financeira, almirante Antonio Fernando Garcez Faria, o superintendente de Segurança Empresarial, coronel Alfredo Santos Taranto, o capitão dos Portos do Rio Paraná, capitão de fragata Carlos Eduardo Felipe de Freitas Silva, e o delegado fluvial de Guaíra, capitão de corveta Adriano Alves da Costa.

Itaipu Binacional.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dezoito + oito =