Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Mirante do Vertedouro de Itaipu começa a ganhar novo visual

Postado em 19/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Mirante do Vertedouro de Itaipu começa a ganhar novo visual*


Equipe do PTI-BR desenvolveu todo o projeto, com base em sugestões fornecidas pelos visitantes.

Imagem: Kiko Sierich / PTI.

Não tem como competir: aberto, o vertedouro da Itaipu é incomparável como atrativo da usina e da cidade de Foz do Iguaçu. E o seu mirante, agora, está passando por uma grande revitalização para fazer jus ao seu atrativo principal.

O projeto de repaginação do local, feito pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), vai proporcionar aos turistas e moradores de Foz do Iguaçu e região uma experiência ainda mais única do espaço. O “novo” mirante do vertedouro deve ficar pronto em março de 2021.

Desde o início do ano, o local está passando por mudanças: todo o piso, por exemplo, foi substituído e agora é do tipo paver, pensando em uma melhor acessibilidade aos visitantes – esta parte das obras foi executada pela Itaipu. Em setembro, o PTI, que é responsável pela administração dos atrativos turísticos da hidrelétrica em conjunto com a Itaipu, iniciou um novo conjunto de melhorias no espaço.

Todo o projeto foi elaborado pela equipe de profissionais de engenharia e arquitetura da área de Infraestrutura, Segurança e Serviços do Parque Tecnológico. Conforme explica a engenheira Daniele Gotardo Martinez, as ações foram planejadas com base em relatos dos próprios visitantes, para assegurar a excelência no atendimento dos turistas na maior geradora de energia elétrica do mundo.

A área total que está sendo revitalizada é de aproximadamente 400 m², com um investimento de pouco mais de R$ 1,5 milhão. Atualmente, a área próxima ao vertedouro tem uma infraestrutura simples e, por isso, o tempo de parada dos visitantes era restrito – apenas para alguns registros, principalmente no pórtico fotográfico.

Com a revitalização, a intenção é que os turistas desfrutem mais esse espaço, onde estão sendo construídos uma rampa para uma visão mais ampla do vertedouro, com dois metros de altura, bancos, lanchonetes itinerantes, banheiros e estruturas para proteção em dias de chuva, a fim de propiciar um tempo maior de permanência no espaço. Também será edificado um palco que poderá ser utilizado para shows e eventos organizados pela Itaipu e pelo PTI.

Novos pontos de ônibus com cobertura serão instalados, com infraestrutura de wi-fi para aos turistas, e os fluxos do transporte serão otimizados, garantindo maior autonomia do visitante durante sua passagem pela Itaipu.

A reforma do Mirante do Vertedouro dá início a uma série de ações que o Parque Tecnológico Itaipu, como gestor do Complexo Turístico Itaipu, pretende promover para incrementar a experiência dos turistas na usina. Estão previstas também obras no Mirante Central, adequações no Centro de Recepção de Visitantes e a inserção de novas tecnologias.

“Entre as atuações do PTI-BR está o desenvolvimento de soluções para o aprimoramento do turismo, atividade que tem importância fundamental para a economia de Foz do Iguaçu e região. Como gestores dos atrativos da usina, estamos comprometidos com a melhoria contínua dos serviços oferecidos aos nossos visitantes”, diz o diretor-superintendente do PTI, general Eduardo Garrido.

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, “essas melhorias vão garantir uma experiência única da nossa gente e de viajantes do mundo inteiro na usina de Itaipu”.

Itaipu Binacional.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dezessete + dez =