Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Paraguai confirma reabertura da Ponte da Amizade em 15/10

Postado em 11/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Paraguai confirma reabertura da Ponte da Amizade em 15/10*


Encontro entre os presidentes dos dois países, no entanto, foi adiado.

Imagem: Ministerio de Obas Públicas y Comunicaciones / Arquivo.

O Ministério das Relações Exteriores do Paraguai confirmou, por meio de comunicado distribuído à imprensa, que está mantida, para a próxima quinta-feira (15/10), a reabertura da Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, para o trânsito migratório.

“O Ministério das Relações Exteriores confirma que, a partir do dia 15 de outubro próximo, inicia o processo de abertura gradual da fronteira entre Paraguai e Brasil, através da Ponte da Amizade. O encontro presidencial, por questões de agenda, foi postergado”, descreve a pasta, em nota enviada aos veículos de comunicação do país.

No final da tarde de sábado (10), causou surpresa a informação, repercutida dos dois lados da fronteira, de que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, teria cancelado a vinda a Foz do Iguaçu, prevista para quinta-feira, para participar de visita de inspeção ao canteiro de obras da segunda ponte e encontro com Mario Abdo Benítez para reabertura simbólica da fronteira.

O protocolo, que está em fase final de ajustes, prevê que brasileiros terão acesso livre a Ciudad del Este e municípios vizinhos para permanência de menos de 24 horas, tendo como limites o antigo KM 30 da rodovia internacional, a Supercarretera à saída de Hernandarias e a divisa entre Presidente Franco e Los Cedrales.

O horário para entrada em território paraguaio seria das 5h às 14h, com retorno ao Brasil antes das 18h. Da mesma forma, cidadãos paraguaios teriam livre acesso ao município de Foz do Iguaçu, mediante aplicação de regras similares que têm como base o princípio da reciprocidade entre os países.

Além da fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, a comitiva bilateral está finalizando os detalhes para a reabertura de outros dois pontos: Salto del Guairá / Mundo Novo / Guaíra e Pedro Juan Caballero / Ponta Porã.

Jornalismo RCI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

cinco − dois =