Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Polícia Civil cumpre mandados em Foz do Iguaçu em operação contra fraudes no IPVA (07/10)

Postado em 07/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Polícia Civil cumpre mandados em Foz do Iguaçu em operação contra fraudes no IPVA (07/10)*


Ordens estão sendo cumpridas simultaneamente em cidades do Paraná e do Pará.

Imagem: Ilustrativa.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas para cumprir 31 mandados judiciais na manhã desta quarta-feira (07). Os alvos são suspeitos de captar proprietários de carros de luxo e oferecer a quitação do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com descontos que variavam entre 30% e 50%. O pagamento do débito era realizado através de invasão de contas bancárias alheias.

Os policiais civis têm como missão cumprir, de forma simultânea, 16 mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão. Parte delas devem ser cumpridas em cidades paranaenses, entre elas Curitiba, Foz do Iguaçu, Paranavaí e Umuarama, e outra parte na cidade de Marabá, no Estado do Pará.

Durante investigações, que duraram aproximadamente oito meses, a PCPR descobriu que diversos angariadores estariam atuando no Paraná associados a criminosos do Pará, para onde a maior parte do dinheiro arrecadado é encaminhado.

Apurou-se também o envolvimento de despachantes. Apesar de não haver indícios de que ofereciam o benefício aos seus clientes, se valiam dos serviços prestados de pagamento de IPVA para utilizar a fraude. Ou seja, na medida que os valores eram repassados pelos proprietários dos veículos, o ganho dos despachantes era integral.

Foram analisados 27 IPVA’s, quitados por duas contas distintas, sendo uma do Rio Grande do Norte e outra da Bahia, nos anos de 2017 e 2019, totalizando R$ 87,9 mil. Os criminosos recebiam entre 50% a 70% do valor total do imposto, já que não tinham custo algum para quitação do débito.

Para dar ainda mais credibilidade à prática criminosa, os indivíduos cobravam dos proprietários o valor referente à quitação do débito somente após baixa no sistema, comprovando o pagamento.

A PCPR acredita que há outras pessoas envolvidas com o esquema criminoso, que será melhor apurado ao término desta primeira fase da ação.

Assessoria PCPR.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

quatro × quatro =