Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Polícia deflagra fase da Operação Luz Oculta em Santa Terezinha de Itaipu (08/10)

Postado em 08/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Polícia deflagra fase da Operação Luz Oculta em Santa Terezinha de Itaipu (08/10)*


Mandados estão sendo cumpridos pela Polícia Civil e Ministério Público do Paraná no começo desta quinta-feira.

Imagem: Polícia Civil.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas deste as primeiras horas desta quinta-feira (08), para cumprir nove mandados de busca e apreensão em endereços relacionados a indivíduos suspeitos de envolvimento em fraude a licitação para aquisição de luminárias de LED na cidade de Santa Terezinha de Itaipu. A ação conta com o apoio do Ministério Público (MP).

De acordo com a assessoria da PCPR, as ordens judiciais deverão ser cumpridas, de forma simultânea, em Santa Terezinha de Itaipu; em Londrina, no Norte do Paraná, e na capital paranaense, Curitiba. O objetivo é encontrar documentos que comprovem a prática criminosa e auxilie no andamento das investigações.

Esta é a terceira fase da operação da PCPR, batizada como “Luz Oculta”. A primeira foi realizada em maio deste ano, para apurar suspeita de fraude de R$ 10 milhões em licitação da Prefeitura de Foz do Iguaçu. A segunda foi deflagrada na última semana, quando a PCPR aprendeu luminárias que serão periciadas.

Investigações

Segundo a PCPR, as investigações apontam que houve direcionamento do certame, já que requisitos de qualificação técnica do edital não foram cumpridos pela empresa vencedora. Entre eles, a não apresentação do documento referente ao Programa de Controle de Saúde Ocupacional.

Além disso, o documento referente ao Programa de Gestão de Resíduos Sólidos apresentado pela empresa, em tese, não atende o mínimo exigido em lei. Ou seja, não deveria ter sido considerado válido.

Outro fato que chamou atenção durante as investigações, é que a empresa vencedora do certame em Santa Terezinha é a mesma que venceu o processo licitatório de Foz do Iguaçu, também, para fornecimento de luminárias de LED.

A PCPR contou com o apoio da 6ª Promotoria do MP – Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) durante as investigações.

RCI, com informações da Polícia Civil.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

3 × 2 =