Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Ponte da Amizade será reaberta às 5h desta quinta-feira (15/10), confirma Paraguai

Postado em 14/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Ponte da Amizade será reaberta às 5h desta quinta-feira (15/10), confirma Paraguai*


Horário para entrada no país vizinho será das 5h às 14h, com acesso permitido até o KM 30.

Imagem: Reprodução / Catve.

O novo ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Federico González, e a titular da Direção Geral de Migrações (DGM), Ángeles Arriola, confirmaram, em declarações dadas nesta quarta (14) em Assunção e Ciudad del Este, que a Ponte Internacional da Amizade será reaberta para o tráfego migratório nesta quinta-feira (15), a partir das 5h.

Arriola esteve em Ciudad del Este para reunião com funcionários e coordenadores locais dos órgãos responsáveis pela fiscalização fronteiriça, enquanto que González dialogou com a imprensa à saída de um encontro com o presidente Mario Abdo Benítez no Palácio de Governo.

Nos primeiros 15 dias de reabertura, a entrada será permitida apenas para pessoas que estejam em veículos próprios ou de terceiros, sendo proibida a travessia de pedestres. O horário para ingressar ao país vizinho será das 5h às 14h, com limite até 24 horas para retorno ao território brasileiro.

(NOTA DA REDAÇÃO: o Paraguai entrou no horário de verão e está, portanto, no mesmo fuso de Brasília, sem diferença de hora entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este).

Já em relação à área de acesso, será implantado o “trânsito livre” apenas no perímetro que abarca os municípios de Ciudad del Este, Minga Guazú, Presidente Franco e Hernandarias. A fiscalização para evitar que pessoas sem autorização avancem para outras áreas do território paraguaio será instalada em locais como o antigo KM 30 da Rodovia Internacional, a Supercarretera em Hernandarias e a estrada de ligação entre Presidente Franco e Los Cedrales.

Para estadas superiores a 24 horas ou viagens a locais além do perímetro permitido, o viajante procedente do Brasil deverá seguir uma série de exigências sanitárias, como cumprimento de quarentena obrigatória ou apresentação de teste do tipo RT-PCR, com resultado negativo, feito até 72 horas antes da data de entrada no Paraguai. É requisitada, também, a contratação de um seguro médico que ofereça cobertura completa, inclusive, para casos de necessidade de hospitalização em leito de UTI.

Na Ponte da Amizade, três pistas estarão habilitadas na aduana paraguaia, com fiscalização aleatória para verificação de documentos, sintomas dos viajantes e orientações gerais sobre as regras que devem ser seguidas. A passarela para pedestres estará bloqueada.

Moradores de Foz do Iguaçu terão acesso simplificado, mediante apresentação de documento ou comprovante de residência (a listagem de documentos ou comprovantes aceitos não foi divulgada).

A princípio, brasileiros de outras cidades ou estados também poderão ter acesso a Ciudad del Este e ao perímetro até o KM 30, mal tal concessão (o acordo bilateral prevê permissão apenas para moradores de cidades-gêmeas) poderá ser revista pelo governo paraguaio em situações como aumento de casos de covid ou violações às regras estabelecidas.

Já quanto à vinda de paraguaios a Foz do Iguaçu, com base no princípio da reciprocidade previsto no artigo 4º da Portaria nº 470, de 02 de outubro de 2020, não houve, até o momento da publicação desta notícia, nenhuma manifestação por parte dos órgãos federais brasileiros responsáveis pela fiscalização da fronteira, como Polícia Federal, Receita Federal do Brasil e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). ATUALIZAÇÃO: Portaria do Governo Federal liberando a entrada de cidadãos paraguaios.

Além da Ponte da Amizade, o Paraguai irá reabrir outros dois pontos de passagem fronteiriça: Salto del Guairá, fronteira com Mundo Novo (MS) e Guaíra; e Pedro Juan Caballero, fronteira seca com Ponta Porã (MS). Para cada local, haverá regras e horários específicos, com circulação permitida entre 9h e 22h em Pedro Juan e entre 6h e 21h em Salto del Guairá.

Acompanhe a cobertura ao vivo, nesta quinta-feira, a partir das 8h, no programa “Manhã RCI”.

Jornalismo RCI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

5 + vinte =