Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Ponte da Amizade será reaberta em 15/10, confirmam presidentes

Postado em 07/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Ponte da Amizade será reaberta em 15/10, confirmam presidentes*


Anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (07), pela assessoria do Palácio do Planalto.

Imagem: Itaipu Binacional / Arquivo.

Confirmado para o dia 15/10, próxima quinta-feira, o ato simbólico de reabertura da Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, com a presença dos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez.

O horário da cerimônia ainda não está oficializado, mas o que foi divulgado, até o momento, é que o acesso será restrito à presença dos mandatários e convidados, com a população da região de fronteira podendo fazer o acompanhamento em áreas delimitadas à distância ou através de transmissão ao vivo via internet.

A reabertura da Ponte da Amizade, que está fechada para o trânsito migratório desde o dia 18/03 (data em que tiveram início várias das medidas restritivas adotadas pelos países em razão da pandemia do novo coronavírus), será feita por meio de acordo entre os governos dos dois países, prevendo regras para a circulação fronteiriça.

Os protocolos, que ainda não foram anunciados oficialmente, serão válidos, também, para as fronteiras entre Salto del Guairá / Mundo Novo / Guaíra e Pedro Juan Caballero / Ponta Porã.

Na região trinacional especificamente, a previsão é de que brasileiros tenham acesso livre ao perímetro composto pelos municípios de Ciudad del Este, Hernandarias, Presidente Franco e Minga Guazú, enquanto que cidadãos paraguaios poderão vir livremente à cidade de Foz do Iguaçu.

De acordo com a assessoria da Presidência da República, a nova viagem de Jair Bolsonaro à fronteira inclui visita ao canteiro de obras da segunda ponte internacional Brasil / Paraguai, na região do Porto Meira, que já está com 40% de seus trabalhos concluídos, com financiamento da diretoria brasileira de Itaipu.

Esta será a quarta visita do presidente a Foz do Iguaçu em menos de dois anos de mandato, com a última tendo ocorrido no dia 27/08, para o ato de lançamento da pedra fundamental da duplicação da BR-469, rodovia de acesso ao Parque Nacional do Iguaçu.

Jornalismo RCI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

quatro − 3 =