Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Reabertura da Ponte da Amizade deve ocorrer antes de 15/10

Reabertura da Ponte da Amizade deve ocorrer antes de 15/10

Postado em 02/10/2020 por

Compartilhe Agora!

Presidentes Mario Abdo Benítez e Jair Bolsonaro mantiveram conversa telefônica nesta sexta-feira (02).

Imagem: MOPC / Presidencia de Paraguay.

Habemus nova estimativa de data para a reabertura da Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este: “antes de 15 de outubro”. Foi o que revelou, pelo menos, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, após conversação telefônica com o colega brasileiro, Jair Bolsonaro, mantida nesta sexta-feira (02).

De acordo com comunicado distribuído pela presidência paraguaia, o Governo Federal brasileiro ainda está ao aguardo de estudos que permitam definir qual será o protocolo a ser aplicado para a circulação recíproca de moradores nas fronteiras Foz / Ciudad del Este, Salto del Guairá / Mundo Novo / Guaíra e Pedro Juan Caballero / Ponta Porã.

“O presidente Abdo Benítez expressou que no lado paraguaio está tudo pronto para proceder à abertura. O plano elaborado pelo Governo compreende uma abertura total da Ponte da Amizade por um período de três semanas, a título de testes e só para atividades comerciais”, informa a agência pública IP Paraguay.

“No Paraguai, será habilitado um cordão sanitário da cabeceira da ponte até o KM 30 em Minga Guazú e até as cidades de Hernandarias e Presidente Franco. A abertura prevista a princípio será das 5h às 14h para entrada e até as 18h para saída do país”, complementa a nota.

Informações difundidas no lado brasileiro, por sua vez, dão conta de que além da questão da reabertura das fronteiras, Bolsonaro dialogou com o presidente paraguaio sobre obras que estão atrasadas na cabeceira da futura segunda ponte em Presidente Franco, como a dos acessos e a da nova aduana, que precisam estar concluídas até o segundo semestre de 2022.

Um novo encontro entre Bolsonaro e Benítez poderá ocorrer em Foz do Iguaçu, antes do dia 15, para oficializar o acordo entre os dois países. O ministro-chefe da Casa Civil, Braga Neto, está articulando as ações junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Ministério da Saúde para que os estudos sobre a reabertura sejam concluídos no prazo mais breve possível.

Jornalismo RCI.

2 comentários “Reabertura da Ponte da Amizade deve ocorrer antes de 15/10”

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.