Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Reabertura da Ponte da Amizade deve ocorrer antes de 15/10

Postado em 02/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Reabertura da Ponte da Amizade deve ocorrer antes de 15/10*


Presidentes Mario Abdo Benítez e Jair Bolsonaro mantiveram conversa telefônica nesta sexta-feira (02).

Imagem: MOPC / Presidencia de Paraguay.

Habemus nova estimativa de data para a reabertura da Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este: “antes de 15 de outubro”. Foi o que revelou, pelo menos, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, após conversação telefônica com o colega brasileiro, Jair Bolsonaro, mantida nesta sexta-feira (02).

De acordo com comunicado distribuído pela presidência paraguaia, o Governo Federal brasileiro ainda está ao aguardo de estudos que permitam definir qual será o protocolo a ser aplicado para a circulação recíproca de moradores nas fronteiras Foz / Ciudad del Este, Salto del Guairá / Mundo Novo / Guaíra e Pedro Juan Caballero / Ponta Porã.

“O presidente Abdo Benítez expressou que no lado paraguaio está tudo pronto para proceder à abertura. O plano elaborado pelo Governo compreende uma abertura total da Ponte da Amizade por um período de três semanas, a título de testes e só para atividades comerciais”, informa a agência pública IP Paraguay.

“No Paraguai, será habilitado um cordão sanitário da cabeceira da ponte até o KM 30 em Minga Guazú e até as cidades de Hernandarias e Presidente Franco. A abertura prevista a princípio será das 5h às 14h para entrada e até as 18h para saída do país”, complementa a nota.

Informações difundidas no lado brasileiro, por sua vez, dão conta de que além da questão da reabertura das fronteiras, Bolsonaro dialogou com o presidente paraguaio sobre obras que estão atrasadas na cabeceira da futura segunda ponte em Presidente Franco, como a dos acessos e a da nova aduana, que precisam estar concluídas até o segundo semestre de 2022.

Um novo encontro entre Bolsonaro e Benítez poderá ocorrer em Foz do Iguaçu, antes do dia 15, para oficializar o acordo entre os dois países. O ministro-chefe da Casa Civil, Braga Neto, está articulando as ações junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Ministério da Saúde para que os estudos sobre a reabertura sejam concluídos no prazo mais breve possível.

Jornalismo RCI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

9 − quatro =