Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Sábado tem Dia “D” de vacinação nas 29 Unidades Básicas de Saúde em Foz do Iguaçu

Postado em 14/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Sábado tem Dia “D” de vacinação nas 29 Unidades Básicas de Saúde em Foz do Iguaçu*


Crianças de um a menores de cinco anos precisam receber a dose contra a Poliomielite. Cobertura vacinal está em menos de 10%.

Imagem: Divulgação.

As 29 Unidades Básicas de Saúde de Foz do Iguaçu estarão abertas neste sábado (17), das 8h às 17h, para a Campanha Nacional de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite, dirigidas a crianças e adolescentes.

Ao todo, são ofertadas 14 vacinas na Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, além da vacina contra a poliomielite (VOP) para crianças a partir de 12 meses e menores de cinco anos de idade.

A campanha começou no dia 05 e seguirá até o dia 30 de outubro em todas as unidades de saúde. A meta é imunizar mais de 65 mil crianças e adolescentes em Foz do Iguaçu.

Poliomielite

Crianças de um a menores de 5 anos precisam receber a vacinação contra a poliomielite, independentemente da atualização da carteirinha.

“Essa vacina é indiscriminada. Todas as crianças com essa faixa etária precisam ser imunizadas. Os adolescentes também precisam ir até as unidades para atualizar a carteirinha de vacinação”, ressalta Adriana Izuka, coordenadora do programa de imunização do município.

A população a ser vacinada contra a pólio é de 15.793 crianças, mas até agora somente 1.502 foram imunizadas, o que representa 9,4% de cobertura.

A vacina da pólio é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança. Durante a campanha também será ministrada a VIP, a vacina injetável da poliomielite nos menores de um ano que estejam com a vacina atrasada.

Multivacinação

Entre as principais vacinas que constam da Multivacinação estão:
– meningo C, que protege contra a meningite do tipo C;
– meningo ACWY, que protege contra quatro tipos de meningite meningocócica;
– vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola;
– HPV, que protege contra o câncer de colo do útero;
– vacina pneumocócica 10, que protege contra pneumonias, meningites e otites; a BCG, que imuniza contra a tuberculose;
– rotavírus, que protege contra a diarreia;
– vacina pentavalente, que protege contra a meningite, tétano, coqueluche, difteria e hepatite B.

Orientação

Para evitar aglomeração e atender um maior número de crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que somente um dos pais ou pessoa responsável acompanhe crianças e adolescentes durante a imunização, sempre fazendo uso da máscara. A vacinação seguirá até o dia 30 em todas as unidades de saúde.

Os horários das salas de vacina estão disponível no site da prefeitura de Foz: https://www5.pmfi.pr.gov.br/pdf-941&publicacao.

RCI, com informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

um × três =