Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Secretaria confirma primeira morte por dengue em Foz do Iguaçu (20/10)

Postado em 20/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Secretaria confirma primeira morte por dengue em Foz do Iguaçu (20/10)*


Homem de 74 anos é a primeira vítima do ano epidemiológico 2020/2021, que teve início em agosto.

Imagem: Secretaria Municipal de Saúde.

A Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu confirmou, nesta terça-feira (20), a primeira morte provocada pela dengue no município no ano epidemiológico 2020/2021, que teve início em agosto.

A vítima é um homem de 74 anos, que apresentou sintomas graves da doença e foi internado no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, onde recebeu tratamento por três dias.

De acordo com o boletim, o falecimento ocorreu no dia 30 de setembro e a causa estava em investigação. O paciente não fazia uso de medicamentos controlados, tampouco apresentava comorbidades associadas à dengue.

No ano epidemiológico 2018/2019, o primeiro óbito foi registrado no mês de abril. Já no ano epidemiológico 2019/2020, o primeiro óbito ocorreu em fevereiro. O ano epidemiológico da dengue começa em agosto e segue até julho do ano seguinte.

Desde agosto Foz do Iguaçu notificou 1.027 casos suspeitos de dengue, dos quais, 92 foram confirmados mediante exames. Deste total, além de um óbito, 80 pacientes desenvolveram apenas os sintomas clássicos da doença, seis tiveram dengue com sinais de alarme e cinco chegaram à dengue grave.

A orientação para os moradores, em caso de apresentação de sintomas suspeitos, é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Sinais que devem despertar a atenção: febre, dores musculares, mal-estar, dor de cabeça e dor ao movimentar os olhos.

Dos 92 confirmados até o momento, 91 registros são autóctones, com o vírus transmitido através da picada do mosquito Aedes Aegypti tendo sido contraído na própria cidade. O único caso importado é o de um morador que se infectou em outra localidade do território nacional.

Com relação à faixa etária, a distribuição é a seguinte:
Menos de um ano: 8 casos.
01-14 anos: 14 casos.
15-29 anos: 27 casos.
30-44 anos: 22 casos.
45-59 anos: 12 casos.
60 anos ou mais: 9 casos.

Já quanto à distribuição dos casos por região da cidade (números sujeitos a revisão), o Distrito Sanitário Norte, que vai da Vila “C” à BR-277, englobando bairros como Porto Belo, Cidade Nova, Ipê, Lancaster e Vila “A”, é o que concentra o maior número de confirmações:
Norte: 32 casos:
Leste: 21 casos.
Oeste: 16 casos.
Sul: 6 casos.
Nordeste: 4 casos.
Ignorados: 12 casos.
Importado: 1 caso.

No ano epidemiológico que se encerrou no final de julho, Foz do Iguaçu teve 26.078 casos notificados, 19.407 confirmados e oito mortes, configurando a pior epidemia de dengue da história do município.

RCI, com informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

1 × 5 =