Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Startup de Foz do Iguaçu conquista os dois primeiros lugares em desafio da Embrapa

Postado em 13/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Startup de Foz do Iguaçu conquista os dois primeiros lugares em desafio da Embrapa*


Stac, uma das empresas incubadas no Parque Tecnológico Itaipu, desenvolveu soluções tecnológicas para uso nos aviários.

Imagem: Divulgação.

Concorrendo com startups de todo o país, a Stac, empresa incubada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), em Foz do Iguaçu, levou o primeiro e o segundo lugar do InovaAvi, desafio de ideias na avicultura promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – Suínos e Aves.

O Stac Robot, que auxilia o produtor na movimentação diária das aves, foi o grande vencedor da iniciativa. O segundo lugar foi para o Avestac Pro, aplicativo da startup iguaçuense que permite o gerenciamento remoto dos aviários. A qualificação no desafio é o passaporte da Stac para o “Pontes Para a Inovação”, evento da Embrapa que tem como objetivo conectar as Agritechs com investidores que possam disponibilizar recursos para acelerar seus projetos.

O InovaAvi foi lançado em fevereiro deste ano e recebeu 36 propostas de nove estados do Brasil; destas, 10 foram selecionadas para apresentarem suas soluções a um time de 67 avaliadores nos dias 06 e 07 de outubro. O sócio-proprietário da Stac, Mahuan Abdala, conta que, antes dessa etapa, a empresa fez um conjunto de entregas que envolveu quatro fases: eixo mercadológico, eixo tecnológico, modelagem do negócio e construção do pitch (apresentação final da solução).

Durante o InovaAvi, os membros da startup contaram com um padrinho da Embrapa e com o suporte da Incubadora IncTech de Chapecó, que fez o acompanhamento da trilha do trabalho de todos os projetos.”Todo esse trajeto, bem como o acesso ao time de especialistas da Embrapa, fortaleceu nossos projetos, com grande potencial para estabelecer uma cooperação técnica para o desenvolvimento de soluções voltadas à avicultura”, considera Mahuan.

Ser uma empresa incubada no PTI, segundo ele, foi fundamental para as conquistas da Stac. “Só tivemos a oportunidade de participar e conquistar as duas primeiras classificações no evento justamente pela trajetória já percorrida junto à Incubadora do PTI, que sempre nos auxiliou no desenvolvimento e aprimoramento de nossas soluções, e nos preparou para este momento”, destaca o sócio-proprietário da startup.

“O fomento do Parque Tecnológico em relação àainovação e novos negócios, com o objetivo de gerar desenvolvimento, riqueza e bem-estar especialmente para a nossa região, começa com as empresas incubadas no PTI, que recebem todo o suporte colocar em prática seus projetos e obter grandes conquistas. A Stac é uma empresa incubada que está presente em nosso ecossistema e tem se destacado”, salienta o diretor superintendente do PTI, general Eduardo Garrido.

Além de já estar classificada para a próxima edição do “Pontes para a Inovação”, em que terão a chance de conectar-se com investidores, aceleradores, parceiros e potenciais clientes, a Stac também recebeu como prêmio do InovaAvi acesso ilimitado aos cursos da Academia da Avicultura por um ano e mentoria com especialistas em agronegócio, tecnologia e negócios.

Sobre a Stac e suas soluções

Os empreendedores da Stac chegaram em 2016 à Incubadora do PTI com apenas a ideia do negócio. Eles entraram para o processo de pré-incubação e, em um ano, formalizaram a empresa.

As soluções da startup para aprimorar os resultados da produção aviária já chamaram a atenção de importantes atores do setor, como é o caso da cooperativa Copagril, que assinou em fevereiro deste ano um contrato com a Stac para a disponibilização da tecnologia em benefício de seus associados.

A solução ganhadora do InovaAvi, o Stac Robot é um robô autônomo multipropósito, que possui sensores e inteligência embarcada para estimular a movimentação das aves, visando a melhoria do ganho de peso médio diário e a redução da condenação por contaminação durante o abate, resultando em maior rentabilidade para o produtor e agroindústria. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o laboratório de Internet das Coisas (IoT) da Universidade Estadual do Paraná (Unioeste).

Já o AveStac PRO é uma solução que tem como objetivo auxiliar o produtor na tomada de decisão e no manejo de seus aviários, a partir da utilização de dispositivos IoT que realizam o monitoramento em tempo real das informações relacionadas ao ambiente e produtividade. Os dados do AveStac PRO dão suporte a cooperativas e empresas do setor privado em seus planejamentos estratégicos, com base nas informações de cada um de seus integrantes, reduzindo, assim, custos e otimizando processos.

Mais informações sobre a startup e seus produtos podem ser obtidas no site: https://agrostac.com.br/

RCI, com informações assessoria PTI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

catorze + 18 =