Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Três cursos da Unila obtêm conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Postado em 30/10/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Três cursos da Unila obtêm conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes*


Quatro cursos foram avaliados: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Química, Engenharia Civil de Infraestrutura e Medicina.

Imagem: Unila / Arquivo.

No último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2019 e cujo resultado foi publicado em outubro deste ano, foram avaliados quatro cursos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com sede em Foz do Iguaçu.

Destes, três deles obtiveram conceito 4 (numa escala crescente de valores de 1 a 5): Engenharia Química, Engenharia Civil de Infraestrutura e Medicina. O curso de Arquitetura e Urbanismo obteve conceito 3.

Já no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o curso de Medicina e o de Engenharia Civil de Infraestrutura obtiveram nota máxima, 5. E os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Química ficaram com nota 4.

O IDD busca mensurar o valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso de graduação, ou seja, sua contribuição para o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos dos estudantes. Esse indicador considera os desempenhos nas provas do Enade e também do Enem.

O Conceito Enade (CE), por sua vez, é um indicador calculado com base no desempenho dos discentes concluintes dos cursos de graduação na prova do Enade – que contém componentes de conhecimento específico e de formação geral.

Neste último Enade, os quatro cursos da Unila avaliados tiveram desempenho acima da média nacional, na área de formação geral da prova. No componente específico, Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia Química e Medicina obtiveram desempenho acima da média nacional.

No âmbito regional, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Química obtiveram o maior IDD entre as instituições públicas do Paraná. Já o curso de Medicina foi o único a obter IDD máximo entre as instituições públicas de ensino do Estado.

Na esfera local, o curso de Engenharia Civil de Infraestrutura é o curso com maior Conceito Enade de Foz do Iguaçu, e o único curso com IDD máximo na cidade.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o qual entende que esse exame é um componente curricular obrigatório para que o estudante conclua o curso, cole grau e obtenha o diploma.

Os resultados do Enade, aliados a respostas do estudante a um questionário, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Assessoria Unila.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dezenove − sete =