Ouça agora

Destaques

Eleições em Foz

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Eleições 2020: lista dos menos votados em Foz do Iguaçu tem apenas mulheres

Postado em 16/11/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Eleições 2020: lista dos menos votados em Foz do Iguaçu tem apenas mulheres*


Resultado levanta debate sobre o lançamento de candidaturas para o cumprimento da cota obrigatória.

Imagem: Reprodução / Justiça Eleitoral.

Com mais de 350 candidatos no pleito, a corrida para a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu é uma disputa extremamente competitiva. Entretanto, 13 candidaturas fizeram menos de 10 votos neste domingo (15), todas elas, de mulheres.

Eleições 2020: clique aqui para acompanhar a cobertura especial da Rádio RCI.

Por lei, cada partido é obrigado a lançar pelo menos 30% de candidatas mulheres nas disputas para o Legislativo. O resultado ruim obtido por muitas das postulantes levanta debates quanto às reais condições de tais candidaturas, bem como a falta de apoio financeiro e de incentivo à formação de quadros femininos.

Nenhum voto
Jo Cibils (PSC)

1 voto
Cida (Solidariedade)
Cristyne (PSC)

2 votos
Andressa Fernandes (PV)
Elizabeth Tamura (PRTB)

3 votos
Ildamara de Souza (PV)

4 votos
Francieli Gularte (PSL)
Suzan (PSC)

5 votos
Antonya Ramos (Patriota)

6 votos
Pastora Bete (PT)

7 votos
Waleska Chichoski (Solidariedade)
Sara Gabriel (Patriota)

8 votos
Beth (PV)

Entre os 15 candidatos que fizeram de 10 a 19 votos, por sua vez, a relação é mais equilibrada: oito mulheres e sete homens. Na faixa dos 20 aos 29 votos, são 13 mulheres e seis homens. Dos 30 aos 39 votos, nove mulheres e seis homens.

Já na parte de cima da tabela, o predomínio é de homens: dos 38 candidatos que fizeram mais de 1.000 votos, 28 são homens e 10 mulheres. A lista dos 15 eleitos tem 12 homens e três mulheres.

Curiosamente, as duas candidaturas mais votadas em 2020 em Foz do Iguaçu são femininas, Protetora Carol Dedonatti (2.709 votos) e Yasmin Hachem (2.228 votos).

Professora Cátia (PSOL) foi a terceira mulher mais votada e oitava na listagem geral, com 1.583 votos, ficando de fora pelo fato de que seu partido não alcançou votação mínima para conquistar uma cadeira.

Dos 183.306 eleitores cadastrados para o pleito deste domingo em Foz do Iguaçu, 54,1% são mulheres. Dos nomes inscritos pelos partidos para a disputa legislativa, porém, apenas 32% são do sexo feminino, dois pontos percentuais acima da cota mínima.

Para ver a lista completa, com os votos de todos os vereadores, clique aqui.

Guilherme Wojciechowski – Jornalismo RCI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

2 × 1 =