Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Foz do Iguaçu é selecionada para ações do Programa Vida no Trânsito

Postado em 30/11/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Foz do Iguaçu é selecionada para ações do Programa Vida no Trânsito*


Em todo o país, apenas cinco cidades foram selecionadas para a utilização de uma nova ferramenta de gestão.

O município de Foz do Iguaçu foi escolhido como uma das cinco cidades brasileiras que irão utilizar uma ferramenta de gestão de trânsito criada pelo Ministério da Saúde e que se embasa na metodologia do Programa Vida no Trânsito (PVT). Além de Foz, foram selecionados Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Macapá (AP) e Salvador (BA).

O Programa Vida no Trânsito é uma estratégia intersetorial coordenada pelo Ministério da Saúde que tem como objetivo promover e articular intervenções de segurança no trânsito.

Contando com a parceria de vários órgãos do Governo Federal e com o apoio técnico da Organização Pan-Americana da Saúde, o PVT se constitui em uma das iniciativas nacionais voltada para que o Brasil consiga cumprir a meta da Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito e dos objetivos do desenvolvimento sustentável, a redução pela metade das mortes causadas por acidentes de trânsito até o ano de 2022.

Até o momento, Foz do Iguaçu vem conseguindo cumprir esta meta, reduzindo a quantidade de óbitos decorrentes de acidentes de trânsito em 59,09%. Em 2011, foram 88 vítimas fatais, com redução para 36 óbitos em 2019.

Imagem: Divulgação / Foztrans.

A ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Saúde foi intitulada de Plataforma Digital do Programa Vida no Trânsito. Neste momento, as cinco cidades escolhidas estão participando de um treinamento oferecido pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Em Foz do Iguaçu, várias instituições atuam no programa, como Foztrans, Secretaria de Segurança Pública/Guarda Municipal, Secretaria de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, 14º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, 9ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, 9º Grupamento de Bombeiros, Detran, Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Polícia Rodoviária Federal, Associação de Auto Escolas de Foz do Iguaçu, SEST/SENAT e Movimento Cidade Unida Salvando Vidas.

RCI, com informações do Foztrans.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

5 × 3 =