Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Governo quer modelo cívico-militar em mais dois colégios estaduais de Foz do Iguaçu (10/11)

Postado em 10/11/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Governo quer modelo cívico-militar em mais dois colégios estaduais de Foz do Iguaçu (10/11)*


Anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (10), para início de votação já no dia seguinte.

Imagem: Google Maps.

O Governo do Paraná publicou, nesta terça-feira (10), edital da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, que autoriza a abertura de consulta à comunidade escolar para a implantação de modelo de escola cívico-militar em mais dois colégios estaduais de Foz do Iguaçu.

Maratona Eleitoral RCI: confira as entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Foz do Iguaçu.

As unidades escolhidas, de acordo com o documento, são o Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, no bairro Maracanã, área central da cidade; e o Colégio Estadual Sol de Maio, na região de Três Lagoas.

Podem participar da consulta professores, funcionários, pais de alunos matriculados na instituição e estudantes maiores de idade. A votação começa já nesta quarta-feira (11), das 11h às 21h, devendo se estender até sexta-feira, das 8h às 21h. Para que a transformação seja aprovada, além do voto favorável, é preciso quórum de pelo menos 50% dos cadastrados.

Anteriormente, outros quatro estabelecimentos de ensino na cidade foram sugeridos para a inclusão no modelo de escolas cívico-militares, com gestão compartilhada e participação de militares da reserva em assuntos como gestão, currículo escolar e disciplina dos alunos.

A listagem anterior incluía o Colégio Estadual Ipê Roxo, no Cidade Nova; Colégio Estadual Professora Carmelita de Souza Dias, no Porto Belo; Colégio Estadual Costa e Silva, no Jardim América; e Colégio Estadual Tarquínio Santos, no Jardim Iguaçu.

Em todo o estado, o modelo militarizado foi proposto para 216 escolas, tendo sido aprovado em 186. Já o anúncio desta terça inclui, além de dois colégios em Foz do Iguaçu, outros 14 estabelecimentos em 12 cidades paranaenses.

Entidades como a APP-Sindicato, que representa os trabalhadores da educação no Paraná, entraram com pedido de ação contra a proposta do governo, argumentando prejuízos à comunidade, como a extinção do ensino noturno nos colégios nos quais o modelo cívico-militar for implantado.

Jornalismo RCI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

14 + vinte =