Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Para conter disparada, Prefeitura retoma fiscalização contra a covid em Foz do Iguaçu

Postado em 24/11/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Para conter disparada, Prefeitura retoma fiscalização contra a covid em Foz do Iguaçu*


Interrupções durante o período eleitoral são apontadas como um dos fatores da atual situação de aumento de casos.

Imagem: Agência Municipal de Notícias.

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu informou nesta terça-feira (24), por meio de nota enviada à imprensa, que vai retomar as ações de orientação e fiscalização a estabelecimentos comerciais, atrativos turísticos, bares, restaurantes e eventos, que tiveram redução durante a segunda quinzena de outubro e primeiras semanas do mês de novembro.

De acordo com o boletim, “a força-tarefa, que envolve Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretaria da Fazenda e Vigilância Sanitária, também vai endurecer as medidas com a autuação e interdição dos espaços que estiverem descumprindo as normas sanitárias para prevenção da covid-19”.

As decisões foram tomadas em reunião realizada nesta terça-feira (24) pelo Gabinete de Crise para Enfrentamento da Covid-19 e têm como objetivo conter o novo avanço da doença no município. Novembro já é o pior mês da doença na cidade, com 3.078 casos e 31 mortes, muito acima dos 2.447 infectados no mês de julho.

“Vamos retomar essa importante ação adotada desde o início da pandemia com vistas a sensibilizar a população sobre os cuidados sanitários e principalmente, fiscalizar estabelecimentos de lazer e festas, que vem sendo apontados como principais pontos de transmissão da doença”, explicou o vice-prefeito, Nilton Bobato.

Equipes da Defesa Civil, com apoio de servidores da Prefeitura atuarão a partir desta quarta-feira (25) nas ações de orientação. Já para os finais de semana, equipes da Secretaria da Fazenda e Guarda Municipal percorrerão os locais mais críticos da cidade, que são constantemente acionados devido a aglomerações e violação das medidas preventivas.

“Mais uma vez, o primeiro trabalho será de visita e orientação durante o dia. Vamos orientar os responsáveis sobre as medidas de segurança estabelecidas nos decretos em vigência, e num segundo momento a Fiscalização vai até estes espaços. A intenção não é multar, e sim orientar”, ressaltou o coordenador da ação, André Guedes.

Além da multa que varia de R$ 2.612,00 a R$ 8.708,00, os estabelecimentos que descumprirem o Termo de Responsabilidade Sanitária também serão interditados por um período de sete dias, conforme estipulados nos decretos em vigor.

A Secretaria da Fazenda informa que, desde o início das ações, a efetuou 6.122 orientações, 8.550 vistorias, 161 notificações, com um total de 140 interdições e 33 autos de infração. Grupos de orientação da Defesa Civil visitaram mais de 10 mil estabelecimentos comerciais.

Grande parte dessas ações, entretanto, aconteceu antes do mês de outubro. A atual disparada de casos teve início no dia 20/10, cinco dias após a reabertura da Ponte da Amizade. No mesmo período, houve autorização para o funcionamento de novos setores, relaxamento das regras sanitárias e enfraquecimento das ações de fiscalização em vias públicas e estabelecimentos.

RCI, com informações da Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dezessete − 12 =