Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Projeto de Foz do Iguaçu é premiado pelo Programa Iberoamericano de Bibliotecas Públicas

Postado em 27/11/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Projeto de Foz do Iguaçu é premiado pelo Programa Iberoamericano de Bibliotecas Públicas*


Recursos para a implementação das ações devem começar a ser liberados já em dezembro deste ano.

Imagem: Agência Municipal de Notícias.

O Projeto “Vivendo Livros: construindo uma biblioteca com a comunidade”, desenvolvido na Estação Cultural da Vila C, região norte de Foz do Iguaçu, foi uma das 21 propostas premiadas pelo Programa Iberoamericano de Bibliotecas Públicas.

O resultado foi publicado esta semana e a ação foi aprovada na categoria de financiamento de até US$ 10 mil, com a proposta de investir na ampliação do acervo literário, aquisição de mobiliário e material audiovisual no local.

A iniciativa, fruto de uma Cooperação Técnica entre a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e a Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila), prevê a realização de atividades de integração das crianças da região em atividades de contação de histórias e diversas dinâmicas lúdicas que despertam a imaginação e a paixão pela leitura.

O acordo prevê que a Fundação Cultural oferte o espaço e o apoio institucional e a universidade entre com os docentes, bolsistas e voluntários para executar o projeto.

“Esse projeto maravilhoso foi proposto pela Unila, através da professora Mariana, e é merecedor do prêmio. É uma parceria importante porque universidades são canais de comunicação importantes com a comunidade”, expressou o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.

A premiação vai contribuir para o fortalecimento da política pública de leitura que tenta transformar a realidade de crianças e adolescentes daquele território.

“Essa é uma experiência de promoção e mediação de leitura que desenvolvemos nas escolas da região desde 2014, e, agora, através da parceria, estamos focados na Biblioteca Comunitária”, informou a coordenadora do projeto, a professora de Línguas e Linguística da Unila, Mariana Cortez.

Transformação

De um local abandonado durante anos para um espaço hoje reconhecido internacionalmente. A história da antiga Biblioteca Cidadã que se transformou, em agosto deste ano, em Estação Cultural da Vila C, representa a importância do investimento em cultura e do poder de transformação da arte entre as pessoas.

“A intenção de ocupação desse espaço, que foi resgatado pelo município após uma história de abandono, mostra que a política de descentralização da cultura associada a parcerias como esta são o caminho, pois temos uma demanda muito grande nas comunidades. Ter um ambiente que propicie atividades culturais e que ocupe o tempo de lazer com ações nesse formato é um grande avanço”, comentou a diretora de Cultura da Fundação Cultural, Thaísa Praxedes.

Os recursos para a implementação das ações devem começar a ser liberados já em dezembro deste ano.

Agência Municipal de Notícias.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

17 − 13 =