Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Solução apoiada pelo PTI é aposta para aprimorar segurança energética no Paraná

Postado em 25/11/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Solução apoiada pelo PTI é aposta para aprimorar segurança energética no Paraná*


Parque Tecnológico está fazendo testes para garantir eficiência das microrredes.

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) já aposta há alguns anos nas microrredes – conjunto de recursos energéticos distribuídos – para garantir a segurança energética e minimizar prejuízos decorrentes de perdas energéticas em atividades econômicas fundamentais para o Paraná, como o agronegócio.

O Governo do Paraná e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) seguem esta tendência, visando tornar o Paraná o estado mais seguro energeticamente no Brasil. Na última semana, foi publicado edital para fomentar a instalação de microrredes no estado.

Nesta chamada pública da Copel será contratada a energia produzida por produtores independentes de pequeno e médio porte, incluindo minigeradores, que usam fontes como a energia fotovoltaica, eólica e biogás.

O PTI oferece soluções para garantir maior eficiência desses sistemas. Com uma das maiores infraestruturas de simulação em tempo real da América Latina, o Parque Tecnológico tem trabalhado com ensaios para que o investimento nas microrredes seja bem-sucedido.

Contando também com a experiência de 17 anos no atendimento à maior geradora de energia elétrica do mundo, a Itaipu Binacional, com o desenvolvimento de soluções customizadas às necessidades da hidrelétrica.

Um dos diferenciais que o Parque possui nesse sentido é a experiência da equipe, somada à infraestrutura RTDS existente – a capacidade do equipamento existente no PTI é uma exceção no Brasil. Conforme explica o gerente do Centro de Competências em Automação e Simulação de Sistemas, Rodrigo Otto, o RTDS é usado para fazer as simulações em tempo real das microrredes, oferecendo as condições mais próximas ao mundo real.

“No caso das microrredes podemos utilizar o RTDS para os testes em malha fechada, também conhecidos como hardware-in-the-loop, para avaliar questões como comunicação, controle e proteção”, afirma.

Entre os benefícios do uso da plataforma estão a fidelidade do modelo, a compatibilidade com equipamentos de mercado e a ampla gama de possibilidades de testes e ensaios. Essas simulações também permitem diminuir os riscos de operação incorreta dos equipamentos que compõem a microrrede e a combinação de recursos energéticos distribuídos. Além disso, o investimento nesses testes é baixo, se comparado ao valor total de implantação das microrredes.

Agronegócio

Os sistemas independentes de geração distribuída podem ser uma solução para um dos principais gargalos do Agronegócio – uma das temáticas de atuação do Parque Tecnológico. Isso porque alguns equipamentos para produção demandam uso intensivo de energia e as interrupções energéticas podem causar grandes prejuízos aos produtores.

A implantação dessas redes inteligentes que vão ligar as microrredes ao sistema de distribuição, vai permitir que o reestabelecimento de energia, nessas situações, sejam feito de forma mais rápida, minimizando os riscos de perdas.

Assessoria PTI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

17 − oito =