Ouça agora

Destaques

Notícias de Foz

Compartilhe agora

Vila A começa a receber semáforos inteligentes em Foz do Iguaçu (03/11)

Postado em 03/11/2020 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Vila A começa a receber semáforos inteligentes em Foz do Iguaçu (03/11)*


Obras civis para implantação dos equipamentos que compõem a primeira fase do Programa Vila A Inteligente começaram nesta terça-feira.

Imagem: Kiko Sierich / PTI.

Os quatro principais cruzamentos da Vila A, em Foz do Iguaçu, começaram a receber, nesta terça-feira (3), as intervenções necessárias para a instalação dos semáforos inteligentes. Esta é a primeira de uma série de soluções do Programa Vila A Inteligente que começa a ganhar visibilidade.

A iniciativa é promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Itaipu Binacional e a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

A previsão é que nas próximas duas semanas os semáforos já estejam instalados nos cruzamentos da Avenida Paraná com Avenida Araucária; Avenida Silvio Américo Sasdelli com Avenida Paraná; Avenida Silvio Américo Sasdelli com Avenida Garibaldi; e Avenida Silvio Américo Sasdelli com Avenida Andradina.

Os equipamentos com Inteligência Artificial embarcada trarão melhorias para a mobilidade no bairro. Eles serão capazes, por exemplo, de reconhecer a passagem de uma ambulância e dar maior celeridade ao atendimento das vítimas. Também serão instalados os semáforos para pedestres, diminuindo o risco de acidentes nos cruzamentos.

O gerente do Centro de Competência em Tecnologias Abertas e Internet das Coisas do PTI-BR, Willbur Rogers de Souza, explica que, durante o período de transição, a população vai se deparar com dois semáforos nesses locais. Isso porque será feita a sincronização dos equipamentos. Todo o processo está sendo feito em conjunto com o Foztrans.

Bairro inteligente

Os semáforos inteligentes integram a primeira fase do programa que vai transformar a Vila A no primeiro bairro público inteligente do Brasil. Além deles, também serão implementadas, nesta primeira etapa, pontos de ônibus inteligentes, câmeras de monitoramento de placas e luminárias inteligentes com câmeras com reconhecimento facial. A previsão é que o lançamento desta fase ocorra ainda em 2020.

O diretor superintendente do Parque Tecnológico, general Eduardo Garrido, afirma que o início das obras civis para instalação dos semáforos representa um marco para o Programa Vila A Inteligente.

“Damos o pontapé para esse projeto que tem a intenção de transformar a vida dos iguaçuenses, tanto por meio das próprias tecnologias, como pela atração de novas empresas para esse ambiente de testes e validações que está sendo criado”, disse. “Isso vai gerar emprego, renda e maior qualidade de vida para nossos cidadãos”, ressalta Garrido.

Com informações da Assessoria de Comunicação do PTI.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dois × cinco =